O iPhone 16 pode promover um verdadeiro milagre na Terra. Algo que vou agradecer (e muito) se acontecer. O início de novos (e necessários) tempos. Ou a volta de um hábito que nunca deveria ter abandonado os usuários de smartphones.
A volta dos vídeos na horizontal.
O formato de vídeos na vertical dominou o mercado, muito por causa do uso em massa do TikTok. A mudança de consumo se refletiu na mudança do formato de produção de conteúdo. E eu confesso que nunca me adaptei ao novo padrão.
Meus canais no TikTok estão semiabandonados, e não acho que vale a pena produzir shorts em massa apenas para engajar novos inscritos que, tempos depois, abandonam o canal porque só produzo vídeos longos na horizontal.
Como o iPhone 16 possui o novo botão de Controle de Câmera, a tendência é que, aos poucos, os vídeos na horizontal voltem a ganhar evidência junto ao grande público.
O novo botão capacitivo permite o acesso rápido a recursos como zoom, troca de lentes, ativação e disparo do app de câmera. E toda essa facilidade pode impulsionar o retorno da produção de vídeos na horizontal.
Se a Apple conseguir mudar o comportamento dos usuários, isso poderá redefinir a forma como o conteúdo é produzido e consumido, especialmente considerando sua grande base de usuários.
Particularmente, vou dar graças a Deus se isso acontecer. É muito ruim ter que competir com o público do TikTok e não conseguir gerar audiência ou engajamento com os mais jovens.
Não que eu queira obrigar a molecada a ver os meus vídeos, pois sei muito bem que tenho um público naturalmente mais velho. Mas seria legal atrair a juventude para os meus canais de vídeos.
É claro que a Apple terá que lidar com o risco de o recurso ser subutilizado pelos usuários que só querem apontar e registrar as fotos como sempre fizeram.
Mas como boa parte do marketing da Apple durante a apresentação dos novos modelos do iPhone 16 foi focada na fotografia (sem trocadilhos), é possível que boa parte dos usuários acabe se convencendo pela nova proposta.
Sem falar que o botão do Camera Control é um dos grandes diferenciais do iPhone 16 em relação ao iPhone 15, considerando aqui os modelos base (16 e 16 Plus).
Os novos modelos também contam com um design discretamente modificado, bateria maior, processador mais potente e recursos de Inteligência Artificial.
Porém, a mudança mais evidente (além da disposição das câmeras em uma única fileira) é esse novo botão de controle para os recursos fotográficos.
É de se esperar que os usuários mais criativos e com aspirações para fotografia e registro em vídeo se beneficiem das características e funcionalidades do novo botão do iPhone 16.
E como eu quero acreditar que tem muito produtor de conteúdo que está de olho na possível economia que pode fazer ao pegar o iPhone 16 base no lugar do 16 Pro ou Pro Max, dá para estimar um possível sucesso do novo smartphone junto ao público que gosta de registrar fotos e vídeos de alta qualidade.
E, de preferência, na orientação horizontal, que é a melhor de todas.