As páginas web mais populares desde 1993 | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » As páginas web mais populares desde 1993

As páginas web mais populares desde 1993

Compartilhe

Em 1993, eu ainda não estava na internet. E a geração millenial nem era planejada pelos pais. Mas já existia a World Wide Web que, de lá para cá, só evoluiu de forma vertiginosa.

Esse crescimento resultou em vencedores e perdedores, e uma animação publicada no Reddit mostra graficamente como foi essa revolução da web, mostrando os sites mais populares desde 1993 até os nossos dias.

Neste post, vamos falar um pouco dessa animação, que é um bom resumo dos impérios conectados que surgiram e desapareceram ao longo do tempo, além daqueles que estão em nossas vidas até hoje, com maior ou menor dominância.

 

 

 

A história da internet em barras que vão e vem

 


Em 1993, era o AOL (America On Line) o Google da época. No começo, você tinha grandes diretórios de internet que abrigavam outros sites de diversas categorias, as primeiras lojas virtuais, blogs e portais de conteúdos variados.

Yahoo!, Lycos, Excite, MSN e o Geocities (com as suas páginas incrivelmente horrorosas) dominavam a primeira grande era da internet. Aliás, a animação mostra como o Yahoo! Ainda conseguiu se manter no topo por boa parte dos anos 2000, até que gigantes como eBay, Google e Amazon apareceram.

A era das redes sociais começou para valer em 2005, com o MySpace mostrando o caminho para as demais. E o MSN só sobrevivia como um dos sites mais visitados do mundo por causa do onipresente Windows #monopolio.

Em 2007 e 2008 nasceram os fenômenos YouTube e Facebook. O Twitter ganhou força de vez no final de 2012 e o Instagram entrou no jogo em 2014. Porém, os gráficos mostram claramente que o domínio de Google, YouTube e Facebook só cresceu nos últimos anos.

E no final, é interessante ver como redes sociais como TikTok e Twitch e as plataformas de streaming como Netflix conseguiram o seu espaço, ajudando a consolidar uma nova geração de internautas.

 

 

 

A evolução da internet dos últimos 29 anos

Quem diria que estamos conectados há pelo menos três décadas. Faz tanto tempo e, ao mesmo tempo, parece que foi ontem.

A animação é simples, mas perfeitamente nostálgica. Sua contagem começa em janeiro de 1993, e é uma excelente maneira de mensurar esse crescimento ao longo de todo esse tempo.

Tudo bem, você pode se incomodar com o final do gráfico e ver como o Google reina de maneira absoluta na internet. Por outro lado, acompanhar esse material vale também pela perspectiva da nostalgia, pois você certamente vai se lembrar de nomes de produtos e sites que você usou ou visitou no passado.

E para os mais jovens, aprenda alguma coisa com o conteúdo disponível neste post. Conhecer o passado é a melhor forma de compreender o presente.


Compartilhe
@oEduardoMoreira