tvs-ifa-2015

A IFA foi durante anos um evento onde era possível conhecer as novidades mais importantes do setor de televisores. Os fabricantes apresentavam em Berlim as suas principais apostas no segmento, mas com a chegada do smartphone, tudo mudou.

A IFA 2015 deu a entender que as TVs seriam de novo as protagonistas, já que nenhum smartphone (teoricamente) se destacaria. Mas o novo Xperia Z5 da Sony e outros lançamentos, eclipsaram os televisores, de modo que esse post vai te ajudar a ficar por dentro sobre o que melhor aconteceu dentro do segmento de TVs no evento.

 

Panasonic, e o seu grande anúncio

panasonic-tvs-ifa-2015

A Panasonic apresentou as mais interessantes novidades no segmento de TVs na IFA 2015. Apresentou a espetacular TV Panasonic 65CZ950, uma das melhores do mercado atual, contando com uma tela curvada 4K do tipo OLED fabricada pela própria LG com arquitetura WOLED, onde quatro subpixels WRGB são integradas em um único pixel.

Se essa TV tem um ponto negativo é o seu preço, que ainda é proibitivo para a maioria. Mesmo assim, a LG quer ampliar a demanda e elevar a produção de suas telas, ao ponto de poder oferecer TVs OLED pelo preço das TVs de LED.

 

Samsung JS8000, SUHD e tela plana

samsung-tvs-ifa-2015

Outro anúncio interessante foi da nova TV Samsung JS8000, um modelo SUHD que deixa de lado a tela curva para apostar de novo no formato plano. As especificações são semelhantes à sua versão curvada, ou seja, não são as mais elevadas, mas oferece uma qualidade de imagem muito boa. Estará disponível lá fora ainda nesse mês de setembro, em um tamanho de 55 polegadas e preço sugerido de 2.500 euros.

Leia também:  Sony Ericsson Nozomi aparece de novo na internet

 

Philips, e a sua Abilux TV

philips-ambilux

A Philips segue condicionando o interesse por suas TVs em função da tecnologia Ambilight. Nessa versão o modelo Philips 8901 com Ambilux TV é uma Smart TV de 65 polegadas e resolução UHD. O mais interessante do novo modelo é o seu sistema de iluminação traseiro, que dá um passo adiante ao integrar novos projetores que refletirão a iluminação da cena para gerar um ambiente muito mais imersivo.

 

LG, e seus novos modelos OLED 4K

lg-tvs-ifa-2015

A LG trouxe para a IFA 2015 quatro novos modelos com tela OLED 4K, com diagonais de 55 e 65 polegadas, nos modelos LG EG9100, EG9200 e EF9500. Todos os modelos contam com tecnologia HDR, e os modelos 9200 e 9100 possuem uma espessur ade apenas 4.8 mm. A demonstração feita pela LG do modo HDR foi interessante, tanto no teste via streaming como em HDTV, DVB e satélite. Uma prova que é possível receber tal qualidade de conteúdo, mesmo sem ter uma infraestrutura atual ajustada para essa proposta.

 

O restante da indústria de TVs

tvs-ifa-2015-02

Os demais fabricantes decidiram tirar férias. A Sony apresentou telas ultrafinas, telas 8K ou TVs com 110 polegadas, em propostas pouco chamativas para o mercado atual. Fora isso, nada de diferente ou interessante foi apresentado, e com a proximidade das vendas de natal, os fabricantes se limitaram a reforçar suas propostas atuais para as compras de final de ano.

A Sony segue apostando na qualidade do processamento de imagem e design diferenciado, e fabricantes como TCL oferecem o baixo preço para competir com marcas mais populares. As demais não foram além do que já conhecemos. E assim foi a IFA 2015 no setor de televisores.

Leia também:  Os cinco wearables de maior destaque na IFA 2015

Se não fosse pelos modelos em destaque nesse post, a IFA 2015 teria decepcionado completamente. Para o ano que vem, esperamos mais. E tudo indica que a CES 2016 será a casa das novidades mais importantes do setor de televisores.