Assim seria o iPod Classic 2021 Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Assim seria o iPod Classic 2021

Assim seria o iPod Classic 2021

Compartilhe

O primeiro iPod completou exatos 20 anos de vida. O lançamento foi considerado arriscado por vários motivos, onde dois deles se destacam: era a primeira vez que a Apple apostava em outro mercado que não fosse o segmento de informática, e esse produto foi apresentado ao mundo no mês de novembro, apenas dois meses depois dos atentados ao 11 de setembro nos Estados Unidos.

O reprodutor de música portátil simplesmente revolucionou um segmento que já estava consolidado, mas não amadurecido. O dispositivo deixou marcas profundas com sua beleza e objetividade. Ele era focado em música, com uma fidelidade de som acima do normal e a portabilidade perfeita para transportar uma grande quantidade de canções.

O tempo passou, o smartphone chegou, e o mercado entendeu que devemos carregar nossas músicas no telefone. No meio do caminho, outros dispositivos desapareceram, incluindo é claro o iPod, que se tornou uma lembrança para muita gente. Aliás, não são poucos os usuários que ainda utilizam o gadget como principal dispositivo para ouvir música no dia a dia.

A popularidade do iPod é indiscutível, e a prova disso é que a última versão do produto, com tela touch, chegou ao mercado em 2019. Tudo bem, ele foi retirado de mercado no ano seguinte. Mesmo assim, não faz tanto tempo assim, o que mostra que um grupo específico de usuários ainda estão interessados em contar com um dispositivo específico para ouvir música (e rodar jogos, navegar na internet, etc).

Agora, imagine se a Apple voltasse a lançar um iPod Classic em 2021, para comemorar os 20 anos de lançamento de um produto tão importante.

 

 

 

Assim seria o iPod Classic 2021

É claro que o iPod Classic 2021 não existe de forma oficial, mas isso não impede que mentes criativas sonhem com ele. É o caso da designer Andrea Copellino, que publicou no seu canal do YouTube um vídeo de um conceito ambicioso de “rebranding” do popular dispositivo de reprodução musical.

É uma forma de imaginar como a Apple poderia ressuscitar o design clássico do dispositivo, algo que o diferenciou dos demais players do mercado por anos. É uma ideia que pode parecer nostálgica demais para uma geração que está mais do que acostumada com os dispositivos com tela touch, mas que não deixa de ser muito atraente, cumprindo com o seu papel de alimentar a nostalgia dos mais velhos.

O design bebe das referências atuais da Apple em seus mais recentes smartphones, combinando o passado e o presente dos diferentes dispositivos da empresa. O corpo do produto tem como base o iPhone 12 Pro, com o uso do aço inoxidável de metal brilhante, com bordas laterais contornando sua estrutura. Os demais elementos seguem a referência de design do iPod Classic, contando inclusive com a click wheel tão característica deste tipo de produto.

Como não dá para ver muitos detalhes da interface de software, não podemos saber se o iPod Classic 2021 poderia executar aplicativos como Apple Music ou Spotify. Ou se este seria um dispositivo 100% retrô, onde o usuário seria obrigado a fazer o download e a transferência de músicas no formato MP3. A segunda hipótese faz mais sentido para mim.

Por fim, o preço sugerido do iPod Classic 2021 seria de US$ 599 para justificar a sua produção em massa. Considerando o mercado de hoje, só consigo imaginar os mais nostálgicos e viciados em música investindo dinheiro neste produto.

De qualquer forma, vale a pena apresentar o projeto e sonhar com ele, mesmo sabendo que a Apple não vai apresentar ao mundo um iPod Classic.

 


Compartilhe