Compartilhe

DSC08886

O primeiro produto para testes e reviews de 2014 chegou por aqui. A assessoria de imprensa da NewLink enviou para testes o seu Adaptador Android Para TV, que tem como principal objetivo transformar qualquer TV em uma Smart TV, ou pelo menos uma TV um pouco mais inteligente.

Aceitei testar o produto porque eu estava curioso para saber como um dispositivo desse porte funcionaria na prática. Pela impossibilidade de testar um Google Chromecast (pelo menos por enquanto) e por conta das poucas opções disponíveis entre os grandes fabricantes, o produto da NewLink pode ser uma das alternativas mais viáveis para aqueles que querem aumentar o leque de opções de entretenimento em sua casa, mas não pretendem gastar muito por isso (ou comprar outra TV, o que é ainda mais caro).

DSC08888

Uma das vantagens do dispositivo da NewLink é a possibilidade de conectar diferentes dispositivos de armazenamento externo. Você pode (por exemplo) conectar um cartão de memória, um pendrive e até um disco rígido externo via USB On The Go (OTG). Isso resulta em uma maior flexibilidade para consumo de conteúdos multimídia.

Agora, combine essa característica à flexibilidade do Android em poder interpretar arquivos de áudio e vídeo de diferentes formatos (e, no caso de vídeo, com legendas armazenadas no mesmo arquivo), e temos aqui uma opção bem interessante e versátil para o entretenimento doméstico.

DSC08903

Por outro lado, uma coisa que não me agradou muito é a necessidade do produto em utilizar uma fonte externa de energia (um adaptador, que se conecta ao cabo USB que acompanha o kit de venda do produto). Ainda não testei o produto na prática (no momento da produção desse post), mas imagino que você pode utilizar a porta USB disponível na própria TV (tal como o Google Chromecast faz) para energizar o dispositivo da NewLink. Mesmo assim, o indicativo de um adaptador de energia não é uma boa notícia.

Mas isso não quer dizer que o produto não impressione. Afinal de contas, temos um minicomputador enclausurado em um dispositivo do tamanho de um pendrive. E isso mostra a evolução de dispositivos dessa categoria. Se bem que muitos vão preferir qualificá-lo como um gadget com as especificações técnicas de um smartphone simples, mas em um pendrive (processador Cortex-A9 de 1.2 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento e sistema operacional Android 4.2.2 Jelly Bean).

DSC08898 DSC08896

Os testes práticos com o produto acontecem nesse final de semana, e o review completo você poderá ler em breve no TargetHD.net.


Compartilhe