DSC07725

Recebi ontem (06) o smartphone Samsung Galaxy S4 Mini Duos (GT-I9192), e o produto já está em testes para um review que será publicado em breve no TargetHD.net. Aliás, se faz necessária essa denominação “Duos”, uma vez que todos os principais sites de e-commerce que estão anunciando o modelo estão usando o termo para diferenciar esse modelo da versão 4G.

De qualquer forma, isso é o que menos importa. A boa notícia é que o TargetHD será um dos primeiros blogs a publicar um review em português desse smartphone. Tudo bem, muita gente sabe que esse modelo é “Mini” em quase tudo, inclusive nas especificações técnicas (que foram sim reduzidas). Porém, é um modelo dual-chip com algumas características que podem sim colocá-lo em um patamar superior, tornando efetivamente esse modelo um legítimo smartphone “Premium”.

E olha que a Samsung dessa vez nem sonhou em chamá-lo de “dual-chip Premium”…

DSC07727

A primeira impressão que tive do Galaxy S4 Mini Duos é que ele é um aparelho pequeno, se comparado aos últimos modelos que testei. Bom, se você fica quase dois meses com um Galaxy Gran Duos e volta para uma tela de 4.3 polegadas, a impressão que você vai ter é a mesma, acredite. Mas para muitos usuários, esse tamanho de tela é perfeito para exercer a maioria das atividades diárias.

O seu design é realmente idêntico ao do Galaxy S4, mas com dimensões reduzidas. E, é claro, como você já sabe como funciona a estratégia da Samsung, as especificações também foram reduzidas. Ele leva um processador dual-core de 1.7 GHz, 1.5 GB de RAM, GPU Adreno 305 e 8 GB de armazenamento interno (5 GB disponíveis para o usuário).

DSC07723

Mesmo assim, os primeiros testes estão me surpreendendo. O Galaxy S4 Mini Duos se apresentou um dispositivo fluído e rápido. Não apresenta lags, mesmo com uma interface como a TouchWiz. Aliás, a Samsung até otimizou o Android 4.2.2 Jelly Bean, reduzindo as quinquilharias inúteis da sua interface, e liberando assim mais 1 GB de espaço para instalação de aplicativos e conteúdos do usuário.

Foi além: permitiu que alguns apps pré-instalados possam ser removidos, e que outros possam ser transferidos para o cartão microSD de forma nativa, sem a necessidade de aplicativos de terceiros (porém, já me avisaram que os arquivos gerados por esses mesmos aplicativos – fotos, dados, backups, etc – permanecem na memória interna do smartphone; ou seja, você só move o app instalado para o cartão de memória… mas já é alguma coisa).

DSC07739

O Galaxy S4 Mini Duos é um telefone leve, de uso prático, com recursos bem interessantes… promissor.

Não quero me empolgar muito, pois minha relação com a Samsung segue um tanto quanto turbulenta. Mas começo a entender que eles definitivamente acertaram nesse modelo, lançando um dos modelos dual-SIM mais poderosos do mercado. Ou talvez seria o mais completo?

O review completo já pode ser conferido no TargetHD.net (clique aqui para ler). A seguir, mais fotos e o vídeo de unboxing do dispositivo.

DSC07736 DSC07743