Compartilhe

DSC08648

A assessoria de imprensa da Sony Brasil enviou para cá o Sony Xperia ZQ para testes e review (que será publicado em breve no TargetHD.net). O produto é o atual smartphone top de linha da fabricante japonesa (pelo menos disponível em nosso mercado, ou até que o novo Xperia Z1 chegue ao nosso mercado), e um dos principais destaques de 2013 no seu segmento.

Estou testando o produto a alguns dias, e algumas coisas já podem ser observadas. Comparado com o Xperia SP (último smartphone da Sony que testei), a construção do Xperia ZQ é de qualidade bem superior, com ótimo acabamento. Mais uma vez a Sony aposta em um design sóbrio, de linhas retas e ar industrial. Particularmente, gosto dessa proposta de design. O material de acabamento das laterais não descasca (diferente do Xperia SP), e a parte traseira é revestida de um plástico resistente com um relevo que favorece a pegada do produto.

DSC08559

O Xperia ZQ possui uma tela  com alta resolução, algo que é muito bem vindo para aqueles que gostam de consumir vídeos na internet e rodar jogos. A versão do Android disponível no modelo oferecido pela Sony Brasil é a 4.2.2 Jelly Bean. Até o momento, não recebi atualizações de firmware do sistema, apenas dos aplicativos próprios da Sony (Music Unlimited e Video Unlimited), que foram atualizados de forma independente, ou seja, sem precisar da Google Play para a atualização.

Toda a experiência de uso já vista nos modelos que testamos da Sony em 2013 se repetem no Xperia ZQ. Widgets, atalhos, disposição de ícones, interface de usuário e recursos exclusivos da Sony estão presentes, e os usuários da marca que optarem por esse aparelho já estarão totalmente familiarizados com a proposta dos japoneses. É um modelo com uma experiência de uso muito boa. Por enquanto, tudo está rodando muito bem, com uma performance muito boa para as atividades mais complexas. E eu não poderia esperar menos que isso.

Fiz poucos testes com a sua câmera, mas mais uma vez, estamos diante de uma câmera boa o suficiente para registrar fotos e vídeos sem compromissos, para compartilhamento nas redes sociais, mas que tem alguns problemas focalizados. Uma certa quantidade de ruídos nas fotos noturnas, e algumas anormalidades nas fotos com zoom. Mas são apenas os testes iniciais. Quero tirar melhores impressões da câmera durante os testes.

DSC08586

Por outro lado, a sua autonomia de bateria é mais uma vez um grande ponto positivo. Pelo menos nos testes iniciais, ela parece aguentar bem a rotina de um dia de uso sem precisar recorrer ao carregador de bateria, para aqueles que contam com um perfil de uso considerado normal (recebendo e-mails, notificações das redes sociais, ouvindo música por algumas horas por dia, vídeos e jogos eventuais, etc).

De qualquer forma, por enquanto, o Sony Xperia ZQ cumpre muito bem o que promete, ou seja, é um smartphone de alta qualidade, com um desempenho pleno e uma experiência de uso muito boa. Mas essas são apenas as minhas primeiras impressões. O review completo você vai conferir em alguns dias no TargetHD.net.

 


Compartilhe