Muito provavelmente você não ficou sabendo disso porque ficou no Facebook batendo boca com os eleitores do Bolsonaro e do PT. Ou ficou procurando o Queiroz (que estava sambando na cara da sociedade em um dos hospitais mais caros do país). Mas o mais importante é que muito provavelmente você não ficou sabendo disso porque não está no Twitter.
Pois se estivesse, estaria sabendo que Yusaku Maezawa é o novo autor do tweet com maior número de retweets da história do Twitter. Até o momento da produção desse post, eram mais de 4.8 milhões de compartilhamentos e mais de 1 milhão de likes. E isso não é pouca coisa, caro amigo.
Mas aí você me pergunta: quem diabos é Yusaku Maezawa? Eu nunca ouvi falar nesse cara?
Não poderia. Você estava no Facebook brigando com os eleitores do Bolsonaro. Já disse. Mas aqui estou eu para explicar quem é ele.
Yusaku Maezawa é um empresário japonês bilionário, proprietário de várias empresas relacionadas ao mundo do comércio eletrônico. Sua fortuna é estimada em US$ 2.9 bilhões, e ele está na lista das 50 pessoas mais ricas do Japão.
Este senhor é dono de lojas como Zozotown e a Contemporary Art Foundation de Tóquio. Ele é um cara que pode gastar US$ 110 milhões em uma obra de arte, e pode comprar uma tatuagem na sua testa quando quiser. Mas talvez o seu nome é mais conhecido ao redor do mundo por ser o primeiro passageiro comercial a orbitar na Lua no foguete BFR da SpaceX.
Agora que eu já passei a ficha corrida do Maezawa, é preciso explicar como ele quebrou o recorde de RTs no Twitter. E ele nem precisou de um grande time de marketing para encontrar a melhor solução. Na verdade, ele apelou para a melhor estratégia conhecido pelo homem em sua história para atrair a atenção de qualquer pessoa: oferecer dinheiro.
Em uma mensagem publicada no Twitter no dia 5 de janeiro de 2019, Maezawa afirmou que pagaria 1 milhão de ienes (aproximadamente 8.060 euros) para 100 pessoas que seguissem a sua conta e compartilhassem aquela mensagem através de um retweet.
Na mensagem, que tinha formato de cartão de Ano Novo com uma silhueta do empresário viajando em um foguete para a Lua, Maezawa explica que a sua loja Zozotown teve grandes vendas durante o ano novo, ultrapassando a marca dos 10 bilhões de ienes, e para demonstrar a sua gratidão e generosidade para aqueles que acompanham mais de perto a sua vida, ele vai dividir 1 milhão de ienes em dinheiro. Ah, sim, claro… é preciso usar a hashtag indicada por ele para participar da promoção.
A promoção chegou ao fim no dia 7 de janeiro, e com certeza o número de RTs seguirá crescendo, especialmente depois de toda atenção gerada. O empresário vai contactar os vencedores através de mensagens diretas.
E dessa forma, o tweet do garoto que queria nuggets de graça teve o seu recorde destroçado. A marca anterior era de 3.6 milhões de RTs. Esse recorde por sua vez superou a selfie mais cara da história, aquela da Ellen DeGeneres durante o Oscar 2014.
A vida é assim mesmo. Nada é eterno nessa vida, e recordes nasceram para serem quebrados.