Compartilhe

Fato: sem o café, eu não sou ninguém. E fico feliz por não estar sozinho nessa filosofia de vida, que é sábia e evita que um exército de psicopatas tomem as ruas clamando por justiça social, mais empregos, a expulsão de presidentes que não sabem falar a palavra establishment e mais cenas da Isis Valverde nua na televisão.

Boa parte do planeta dito civilizado (algumas pessoas ignorantes que agridem profissionais de saúde em plena pandemia não estão nesse grupo) estão acostumadas em acordar todos os dias para encarar a sua rotina miserável e tomar uma xícara de café para vender para si mesmo um pouco de alegria em forma de uma bebida que vai manter você calmo e atento o dia inteiro.

Algumas dessas pessoas são mais corajosas, e decidem tomar o café antes mesmo do café da manhã, pois tão importante quanto alimentar o corpo para encarar esse mundinho fela da p…a que o 17 construiu (e o seu chefe, que muito provavelmente pensa como você, mas prefere descontar as suas frustrações justamente na sua pessoa) é alimentar a mente e o espírito.

Porém, existe a lenda urbana que tomar cafeína antes da primeira alimentação do dia pode ser prejudicial à saúde.

Pois bem… assim como vamos fazer em Brasília, chegou a hora de derrubar um mito.

 

 

 

Café de jejum faz mal?

 

 

Uma publicação da Biblioteca Nacional dos Estados Unidos publicou um estudo científico confirmando uma lenda e derrubando outra. Se por um lado o café pode sim promover o refluxo gástrico (algo que não é tão agradável ter ao longo do dia), por outro lado a bebida não promove um transtorno digestivo.

Traduzindo: o café aumenta a produção dos ácidos estomacais, mas não incide no processo de digestão do início do dia, nem gera problemas no estômago.

Porém, isso vale para a maioria das pessoas. Tem um grupo que realmente é mais sensível ao café, mas não pelo consumo do alimento em si. E esse estudo é uma excelente notícia, inclusive para os mais sensíveis.

 

 

 

O consumo de papel no mundo

 

 

O melhor café do mundo não é o da sua mãe. Desculpa, mas eu preciso ser sincero e dizer apenas a verdade (nos meus textos; na minha vida offline é outra história…). O café de melhor qualidade do planeta é produzido na zona meridional, incluindo boa parte do trópico do Caribe.

Porém, não são necessariamente esses os países que mais consomem café no mundo. E nem é o brasileiro, povo que, teoricamente, precisa de muito café para sobreviver país onde os Direitos Humanos está nas mãos da Damares.

O país que é considerado o campeão no consumo de café no mundo são os finlandeses, que consome 12 kg de café por ano (em média). Gente, é muita coisa.

Mas o Brasil não está muito atrás. O país lidera a lista entre os países produtores e consumidores de café, com uma média de 5.6 kg por ano, por pessoa. E eu sou a prova que o estudo está correto.

Depois da Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda são os países onde a população mais consome café no mundo. Países que devem ser visitados depois da pandemia global… por causa do café (também).

 

 

+info


Compartilhe