O Bitcoin está em queda livre, e muita gente na internet aproveita o momento para tripudiar em quem tinha grana para apostar na moeda virtual, mas acabou perdendo dinheiro por não saber quando parar de investir (ou em quando retirar o dinheiro investido).

Eu até poderia unir a minha voz ao clamor dos difamadores e detratores dos investidores de Bitcoins, mas eu não vou fazer isso porque nem é tão engraçada a questão. Eu acho a ideia das moedas virtuais algo bem interessante, apesar de eu já ter admitido nesse mesmo blog que eu não investiria nelas nesse momento. Primeiro, por não ter bala na agulha, e segundo, por ainda ser um investimento de risco, com comportamento muito volátil.

Por outro lado, algo que devemos ter em mente, e que é muito importante esclarecer nesse momento em que tudo parece ser meio confuso e tumultuado: não é só o Bitcoin que está despencando. Todas as principais moedas virtuais do mercado estão perdendo valor rapidamente nos últimos dias, salvo exceções pontuais.

Ethereum, Dash, LiteCoin e até o EOS registraram expressivas quedas na sua cotação, e os motivos para esse declínio de valor das criptomoedas passam pelas pressões de governos (que querem que suas moedas lucrem cada vez mais), o recente bloqueio da Coreia do Norte ao dinheiro virtual, e o alto preço de mercado cobrado por essas moedas virtuais.

Eu não diria que estamos vivendo o período de bolha do Bitcoin e das demais criptomoedas. Mesmo porque acredito que esta é uma tendência sem volta. Mas provavelmente é um período de ajuste, para depois os parâmetros ficarem mais claros e definidos.

Este pode ser o pior momento para investir nas moedas virtuais, pois não sabemos exatamente o que pode acontecer a seguir. Talvez o melhor movimento é esperar um pouco, e verificar se o Bitcoin volta a ganhar valor de mercado. Quem sabe comprar (ou manter o que já tem) e vender quando voltar a ficar em um patamar favorável.

Qualquer coisa acima de US$ 10 mil por um Bitcoin pode ser um bom negócio de venda em um futuro próximo. Não creio que essa moeda virtual vai bater de novo nos US$ 20 mil como aconteceu em um passado bem recente.