Todo mundo fica “pagando um pau” para a Apple, afirmando que tudo o que ela lança é “mágico e revolucionário” e defendendo a marca como “a rainha da inovação” quando, na verdade, ela recicla algo que já existe para chamar de “novo”.
E eu não vejo nada de errado nisso.
Entendo que REVOLUCIONAR é, também, transformar algo que já existe em alguma coisa melhor. E olhando para a essa perspectiva, a Apple revolucionou diversos setores da tecnologia de consumo.
Agora… o botão de câmera na nova série iPhone 16 não é exatamente uma novidade. Sim, ele funciona de forma diferente. Mas… a Sony neste momento manda um “oi” para os Apple Fanboys.
Na verdade, bem antes da Sony, outras marcas colocaram nos telefones esse mesmo elemento. Mas vou ficar no exemplo da japonesa, apenas para ilustrar meu ponto.
Integrar um botão dedicado para o funcionamento de câmera no iPhone 16 passa longe de ser uma novidade. Em 2013, a Sony já fazia isso com os seus smartphones da linha Xperia.
E eu posso provar o que estou falando.
Na época, eu ainda recebia produtos da Sony para testes no TargetHD.net, e tive a oportunidade de testar o Sony Xperia ZQ, smartphone Android que (pasmem) sim, já contava com um botão dedicado para a câmera.
E no contexto dos telefones da Sony, esse botão fazia todo o sentido do mundo.
Há 11 anos atrás, a Sony já contava com alguns dos melhores sensores de câmeras para smartphones do mercado. E usava este aspecto para vender os seus dispositivos.
Ou seja, mais do que natural chamar ainda mais atenção para um dos seus principais recursos com uma via rápida para o uso do software de fotografia e vídeo.
Porém… lembra da tal REVOLUÇÃO que mencionei antes?
Usar o Sony Xperia ZQ com um botão de obturador não era a melhor experiência do mundo para registrar fotos. Por melhores que os sensores da Sony eram para o seu tempo, eles não chegavam perto de contar com os recursos que nós temos hoje, principalmente a tão amada estabilização ótica de imagem.
Na prática, o botão de câmera dedicado valeu para promover uma migração das câmeras fotográficas tradicionais para o uso em massa dos smartphones para o registro de fotos.
Depois de 11 anos, contamos com sensores melhores, mais estáveis, com maior capacidade de captação de luz e até mesmo uma Inteligência Artificial para ajudar no registro das melhores fotos.
E como a Apple entendeu que a maioria dos usuários está utilizando o iPhone hoje para registrar fotos e vídeos, nada melhor do que otimizar essa experiência.
Além disso, o botão de câmera dos novos iPhone 16 integra o Camera Control, recurso que adiciona várias capacidades e configurações na hora do registro de imagens, aproximando os modelos de um uso profissional.
Agora, qualquer usuário tem acesso rápido aos controles personalizados de captura de imagem, o que agrega valor ao produto da Apple de alguma forma.
Ou seja, dá para chamar o novo botão de câmera do iPhone 16 como uma revolução no modo “mais ou menos”. Não inventou a roda, mas pode reinventá-la.
Se a Apple realmente conseguir fazer todo mundo voltar a registrar fotos e vídeos na horizontal, convencendo a geração TikTok de que esse é a orientação correta para a captura de imagens, já é uma vitória.