Compartilhe

Você, jovem, que vai ler esse post, pode até estranhar o fato de um blogueiro de 41 anos escrever sobre K-Pop. Acontece que esse blogueiro é viciado em música e se recusa a envelhecer. Por isso, decidiu conhecer um pouco sobre o assunto, para entender por que você, jovem, gosta do BTS.

E eu dou toda a razão para você gostar dos caras. Eu vi alguns vídeos, ouvi algumas músicas, e devo confessar que gostei de tudo o que vi e ouvi. Músicas muito bem produzidas e coreografias insanas.

Eu tive isso no passado, mas não no mesmo formato. Sabe como é… New Kids On The Block, Backstreet Boys, ‘NSync… e Menudo, obviamente. Porque nem tudo era perfeito nos anos 80. Muito pelo contrário…

Mas é muito bom ver o BTS quebrar novos recordes no YouTube.

 

 

 

Um mundo sem fronteiras

 

Quem poderia imaginar que as novas gerações iriam abraçar de corpo e alma o K-Pop? Quem poderia prever que o pop coreano ia dar tão certo?

Bom, algumas pessoas imaginaram isso e, nesse momento, elas devem estar ricas. É um sucesso sem precedentes, que se tornou um fenômeno global e que, de forma estratégica, entrou de vez no cobiçado mercado norte-americano.

O BTS estreou Dynamite, a primeira canção totalmente cantada em inglês pelo grupo. E o videoclipe da música já está batendo vários recordes de visualizações no YouTube. Algo mais que esperado e perfeitamente explicável: some a competência dos seus integrantes com toda a fan base engajadíssima, e pronto: temos um fenômeno de massa muito bem construído.

Aliás, posso agora dizer que a MTV comeu bola no VMA do ano passado, quando deixou de indicar o BTS para as categorias principais da premiação musical. Em 2020, o erro deve ser corrigido: não só o K-Pop tem categoria própria, como muito provavelmente o grupo coreano deve fazer a performance de Dynamite na premiação.

Mesmo porque a MTV, por incrível que pareça, ainda é o lugar perfeito para promover uma música voltada para os adolescentes. Mesmo que seja nas únicas 3 horas do ano que o canal dos millennials resolvem passar alguma coisa de música.

Sim… eu sou um velho saudosista, que ainda pensa na velha (e verdadeira) MTV.

Então, armys… parabéns. Essas conquistas são de vocês também. Os fãs do BTS estão escrevendo um interessante capítulo da história da música.

E para aqueles que riram do PSY e do Gangman Style… olha só o que aconteceu, não é mesmo?

 


Compartilhe