Compartilhe

Se teve uma coisa que a era digital praticamente matou em nossas vidas é a escrita à mão, e confesso que não sinto muita falta disso. Eu mesmo nunca tive uma letra bonita. Aliás, minha letra é a de um psicopata ou sequestrador pedindo resgate (não vou dizer que tenho uma letra de médico porque essa é ilegível, e a minha só é uma letra horrorosa).

Hoje, passamos muito mais tempo no computador e no smartphone, e são raros os momentos em que escrevemos textos em um papel. No máximo, assinamos documentos e contratos e, ainda assim, os serviços de entregas e até os Correios já utilizam o sistema de assinatura eletrônica.

Mas a evolução tecnológica não impede que alguns hábitos permaneçam em nossas vidas, mesmo que de forma artificial. Como é o caso da escrita à mão e da caligrafia. O que é compreensível, já que para muitas pessoas essa prática de escrever é uma arte.

Sim… tem gente com letra muito bonita por aí, e eu admiro essas pessoas. Até por isso estou escrevendo esse post: para apresentar uma proposta singular para os apaixonados em textos escritos à mão.

 

 

 

Escrita vintage e digital na mesma criação

 

 

Você pode melhorar a aparência dos seus textos produzidos no computador através de um programa que transfere a sua caligrafia para o Word. Se você ainda escreve as suas ideias e cartas no papel com caneta ou lápis, agora pode fazer o mesmo no seu PC, mas mantendo a aparência mais humanizada.

O site que produz essa adaptação da caligrafia humana para o formato digital é o Calligraphr, que consegue fazer isso de forma bem simples, e com apenas três passos. Basta se registrar no serviço e seguir as suas instruções.

A primeira coisa que você deve fazer é escrever um texto em qualquer folha que o aplicativo gera. Você imprime a folha de papel e escreve o texto com a sua própria letra, tal e como você gostaria que fosse enviado para o computador.

 

 

Depois, você tira uma foto dessa folha com o texto escrito à mão com o seu celular, e converte essa foto para um arquivo PDF. Isso também é algo bem simples de ser feito, e alguns sites disponíveis na web podem realizar essa conversão de forma rápida e descomplicada.

Depois, compartilhe esse documento PDF gerado com o site do Calligraphr, que vai fazer todo o trabalho sujo de criar a sua própria fonte com a sua caligrafia.

 

 

Uma vez que você compartilhou essas informações com o site, e uma vez que esses dados estejam completamente processados, você poderá ajustar o tamanho de cada letra compartilhada e, por fim, instalar essa fonte na sua versão do Microsoft Word.

Pronto! Sua caligrafia no Word para deixar os seus textos mais pessoais e humanizados.

 

 

O Calligraphr conta com duas versões no seu site. Uma é gratuita, e conta com algumas limitações. A versão paga inclui todo o pacote de customizações.

A principal desvantagem da versão gratuita é que ela não permite a inclusão de todos os caracteres que você deseja, onde os números e alguns símbolos de pontuação ficam indisponíveis. Ou seja, se você tem objetivos mais elaborados, finalidades acadêmicas e/ou profissionais, quem sabe vale mais a pena pagar pelo Calligraphr, que pode ser uma ótima solução para entregar um resultado final mais chamativo aos seus textos.


Compartilhe