Compartilhe

O tal vazamento do código fonte do Windows XP é um dos assuntos mais falados da internet. A situação não é muito clara, a Microsoft não fala muito sobre o assunto, e as consequências ainda são imprevisíveis. De qualquer forma, a notícia corre como pólvora na web, e está gerando uma série de histórias bem curiosas sobre essa nova lenda urbana da tecnologia.

A história desse post remete ao tempo do início do Windows XP, e até se confunde com os primeiros anos da internet, quando tudo isso aqui era um mato um pouco mais baixo. Na época, o Windows XP ainda estava em desenvolvimento, mas o Windows já dominava o universo dos PCs, com um Windows 95 que quebrou os paradigmas nos sistemas operacionais (e seus sucessores mantendo a sua popularidade).

Já o Mac OS não tinha a menor chance. Restrito aos computadores da Apple, sua presença de mercado era residual. Mas isso não quer dizer que ele não foi influente no mundo da informática. Pelo contrário: soube agregar tanto valor que, ao que tudo indica, serviu de inspiração para a Microsoft em um nível maior do que poderíamos dimensionar.

Muita gente afirma até hoje que o macOS é superior ao Windows em muitos aspectos, principalmente na parte estética. E tudo indica que alguns engenheiros da Microsoft estava nesse grupo, pois uma das notícias derivadas do suposto vazamento do código fonte do Windows XP deixa isso mais ou menos claro.

Encontraram no código do velho sistema operacional um tema oculto, o Candy, que era utilizado pelos desenvolvedores da Microsoft como uma base para complementar o design do Windows XP. Isso fica comprovado nas capturas de tela que foram compartilhadas, mostrando que a interface está calcada no tema clássico Aqua da Apple, que foi apresentado ao mundo pela primeira vez na Macworld Conference & Expo de 2000.

 

 

 

Candy, o tema Mac oculto no Windows XP

 

 

É importante deixar claro que o tema não é completo, mas sim um tema de testes de conceito que nem mesmo está inacabado. Porém, a fonte da inspiração está muito clara. E só estou chamando de inspiração porque quero ser um cara legal para não chamar isso aqui de cópia mesmo.

De acordo com as informações vazadas, esse tema Candy só foi utilizado internamente pelos profissionais da Microsoft, e o único objetivo dessa proposta era o desenvolvimento do motor de temas para o Windows XP e, no final das contas, o tema para desktop escolhido para ser o clássico do sistema operacional é o mundialmente conhecido Luna.

 

 

A Apple chegou a fazer piada com isso. Na sua conferência anual, a gigante de Cupertino chegou a publicar cartazes com a frase “Redmond, ligue suas fotocopiadoras”. Bom, a empresa sempre acusou a Microsoft de copiar as suas ideias e propostas, e esse vazamento mostra que havia um fundo de razão nessas acusações, que ficaram evidentes ao longo dos anos 90.

Por outro lado, a Apple também não é santa e copiou a concorrência. E copia até hoje, sem pudor algum. Mas isso é outra história.

O que vale mesmo destacar aqui é o Candy, que supostamente ficou escondido no Windows XP. Pode até ser apenas mais uma brincadeira entre Apple e Microsoft que valeu como piada interna dentro das empresas, ou uma mera curiosidade que só iria interessar aos mais entusiastas sobre os bastidores da informática recente.

Nada que seja digno de um processo, por exemplo.

 

 

Via The Verge


Compartilhe