Um estudo publicado pela Personality and Social Psycologhy Bulletin mostra que casais que publicam muitas selfies nas redes sociais podem estar inseguros sobre os sentimentos envolvidos naquela relação.

O estudo se baseia em um trabalho de campo com casais de estudantes (não fica claro se é extensível aos casais de muitos anos de relacionamento) e determina que, por trás da empolgação, quem publica as fotos procura a segurança nos sentimentos que tem pela outra parte.

Em geral, quem tem medo sobre os sentimentos do seu parceiro acaba publicando fotos dele (ou dela) com frequência nas redes sociais. Mas o estudo também confirma o contrário: quem é mais prudente com a sua relação se sente mais tranquilo na hora de publicar sobre ela nas redes sociais.

Enquanto as normas sociais nos pedem a sinceridade na hora de compartilhar fotos, o apresentar de um mundo perfeito das pessoas exige a muita gente fingir o que não é.

Por exemplo, um jantar de um casal em um restaurante: Quem está feliz na relação prefere uma mesa isolada, para ter uma maior intimidade. Os inseguros vão procurar uma mesa visível todos, dedicando boa parte do seu tempo registrando selfies.

 

Via Huffington Post