Uma empresa de câmbio teria perdido cerca de 190 milhões de dólares canadenses (126 milhões de euros), e o mais chocante dessa notícia é que tais perdas não foram de resultado de investimentos ruins, mas de uma senha perdida.

A QuadrigaCX é uma das muitas empresas financeiras que nasceram com o “boom” do Bitcoin e das demais criptomoedas.Você se lembra disso? Não havia um dia que eu não escrevia sobre uma startup que prometia dinheiro basicamente de graça. Quando não parecia que o valor do Bitcoin tinha limites, e novas moedas virtuais apareciam constantemente, algumas empresas começaram a se especializar em nichos muito específicos.

Hoje, o Bitcoin não é o que costumava ser, embora não podemos dizer que a febre criptográfica acabou. Simplesmente dá a sensação de que as coisas se acalmaram, e isso levou muitos usuários a investir o seu dinheiro em outras coisas, apenas para descobrir que eles não podem retirar seu dinheiro nesses investimentos.

 

 

Milhões perdidos porque ninguém sabe a senha

 

 

Foi o que aconteceu com os usuários do QuadrigaCX, cujo CEO e fundador, Gerald Cotten, morreu inesperadamente em dezembro de 2018 na Índia. Apenas um mês depois, em 31 de janeiro, a companhia encerrou as suas operações devido a problemas de liquidez.

Em particular, a página da web da empresa agora mostra apenas uma mensagem na qual eles explicam que estão trabalhando para “localizar e proteger” as reservas de criptomoedas que a empresa tinha. Em outras palavras, eles não podem acessar todo o dinheiro virtual em seu poder, e tudo porque eles são incapazes de encontrar a senha da “carteira fria” que seu CEO usou para armazenar todos os lucros.

Estamos falando de nada menos que 190 milhões de dólares canadenses divididos em diferentes moedas virtuais: Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin ou Ethereum, entre outras.

Uma carteira fria é uma carteira utilizada para armazenar moedas virtuais que não estão conectadas à internet, ao contrário das carteiras virtuais tradicionais, que se conectam à internet para fazer transações. É uma medida de segurança muito comum no setor e permite que as empresas mantenham a renda de seus usuários segura, especialmente contra ataques de hackers.

 

 

Uma história de filme que já está dando origem a teorias de conspiração

 

 

De acordo com documentos obtidos pela viúva de Cotten, a carteira fria QuadrigaCX é criptografada e protegida por senha. Embora eles tenham procurado em todos os lugares, eles não encontraram a senha escrita em nenhum lugar.

Sem a senha, será muito difícil (para não dizer impossível) conseguir o dinheiro de volta. E é desnecessário dizer que isto não caiu bem com os seus clientes.

Alguns clientes, antes de mais nada, querem saber a verdade do que aconteceu para o seu dinheiro desaparecesse dessa maneira. Eles estão organizados em fóruns como o Reddit, onde algumas teorias da conspiração muito loucas já estão aparecendo.

A morte misteriosa de Cotten, que tinha apenas 30 anos, é um dos pontos mais estranhos desta história. Segundo sua viúva, Cotten morreu vítima da Síndrome de Crohn, uma condição crônica que afeta principalmente pessoas entre 16 e 40 anos. Além disso, houve casos de pacientes que morreram em apenas alguns dias após o diagnóstico da doença de Crohn.

No entanto, há aqueles que apontam que é muito raro que Cotten estivesse na Índia quando morreu, resgataram velhas histórias de médicos indianos dispostos a assinar atestados de óbito em troca de subornos. É por isso que o temor de alguns clientes é que Cotten tenha enganado as autoridades e sua própria empresa para fugir com o dinheiro.

A polêmica está servida, senhoras e senhores.