Como a GameStop foi salva via Reddit? Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Como a GameStop foi salva via Reddit?

Como a GameStop foi salva via Reddit?

Compartilhe

Foi o assunto da semana e, pelo visto, ainda não terminou.

Aquela que é considerada a Rebelião do Reddit já tem a sua primeira semana de “atividades”, e quem está chorando, gemendo e com medo em um canto escuro nesse momento é, ninguém menos que Wall Street. Inteira.

Como tem muita gente confusa sobre o assunto, e eu também preciso entender melhor o que está acontecendo, este post serve para esclarecer melhor tudo o que está acontecendo, e quais os caminhos que essa rebelião pode tomar.

E, desde já, afirmo que este pode ser um “antes” e um “depois” no mundo do mercado financeiro global.

 

 

 

O que aconteceu?

 

 

Um grupo de usuários do Reddit se organizou para comprar ações de empresas que estavam em baixa na bolsa de Wall Street, como BlackBerry, Nokia e, principalmente, a GameStop.

As pessoas envolvidas nessa manobra utilizaram a mecânica da plataforma, onde é possível adicionar links, textos, imagens ou vídeos e votar nos itens mais populares que ficam em evidência. Algo banal para a grande maioria dos usuários, mas bem engenhoso para as mentes por trás da ação que chamou a atenção de todo o mundo.

Pois bem, a comunidade WallStreetBets do Reddit contava com pouco mais de 2 milhões de usuários, onde boa parte deles se atentou para as ações da GameStop, uma rede de lojas de vendas de videogames que registrou uma queda gigantesca no seu faturamento por causa dos eventos do ano passado (que todo mundo sabe quais são). E esse grupo decidiu comprar as ações dessa loja.

Resultado: o valor das ações da GameStop na bolsa de Wall Street aumentou nada menos que 1.700% desde dezembro de 2020. Enquanto isso, a comunidade do WallStreetBets no Reddit alcançou 4.8 milhões de usuários.

Na contramão disso tudo, fundos de investimentos que apostaram na baixa das ações da GameStop, ficaram enlouquecidos com o movimento de alta. E ninguém sabia por quanto tempo Wall Street poderia proteger esses investidores.

 

 

A grande lição que a WallStreetBets deixa aqui é que eles venceram jogando o mesmo jogo dos investidores. Os fundos de cobertura e outros administradores estavam limitando a ascensão das ações da GameStop, pois apostavam que a empresa estava condenada ao movimento constante de queda. Porém, ninguém em Wall Street imaginou que os investidores considerados menores iriam colocar o seu dinheiro (todos ao mesmo tempo) na rede.

A pressão em sentido contrário, ou seja, a compra desenfreada de ações e opções sobre ações na GameStop fez com que o valor dos papeis da empresa alcançassem valores absurdos em poucos dias, com gatilhos de até US$ 10 bilhões em apenas um dia.

O mais inusitado de tudo isso é que boa parte dos novos investidores da GameStop são estudantes universitários, investidores familiares e pequenos investidores. Gente muito menos pretenciosa do que os grandes investidores.

Em muitos casos, alunos de economia que estão dando aula em muita gente graduada.

 

 

 

Reddit se tornou refém do seu próprio sucesso?

 

O Reddit decidiu intervir, e bloqueou por alguns instantes a comunidade WallStreetBets. Mas foi pressionada pelos fundos de cobertura em Wall Street, e recolocou a comunidade online na sua plataforma.

A empresa de serviços financeiros que foi utilizada pelos investidores do WallStreetBets foi a Robinhood (nome sugestivo, não?). Ela optou por frear as compras das ações. Algo que fez com que políticos norte-americanos de lados opostos criticassem a empresa.

No momento em que esse post foi produzido (28 de janeiro de 2021), as ações da GameStop despencaram mais da metade do seu valor, e o futuro parece ser meio incerto para a manobra realizada pelos pequenos investidores.

Pode ser um “game over” para o pessoal do WallStreetBets. Por enquanto. Nada impede que eles coloquem várias outras fichas na máquina e deixem o jogo continuar de forma livre.


Compartilhe