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Como algoritmos resultam em livro à venda na Amazon por US$ 23 milhões

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É claro que a Amazon pode apresentar falhas de tempos em tempos. Problemas com produtos adulterados, entregas erradas e pagamentos não confirmados podem acontecer no maior e-commerce do planeta.

Isso é bem mais comum do que parece. Nós é que não gastamos muito tempo correndo atrás desses incidentes na Amazon. Até porque queremos que Jeff Bezos patrocine esse blog um dia.

Mas o que aconteceu recentemente com o preço de um livro foi algo excepcionalmente absurdo, e merece um registro de nossa parte. Até porque eu quero que esse bug aconteça quando eu lançar o meu e-book de memórias por lá.

 

O que aconteceu?

O caso do livro científico “The Making of a Fly”, de Peter Lawrence, que chegou a custar mais de US$ 23 milhões na Amazon, revela as consequências inesperadas dos algoritmos de precificação automática.

Originalmente publicado em 1992, este livro sobre biologia evolutiva, considerado uma referência para pesquisadores especializados em moscas, foi alvo de uma falha algorítmica que impulsionou seu preço a níveis absurdos.

A situação incomum foi descoberta por um estudante de pós-doutorado e documentada pelo cientista Michael Eisen em seu blog pessoal, onde ele registrou o aumento diário dos preços.

Havia dois vendedores envolvidos nesta guerra de preços: profnath e bordeebook.

A Amazon oferecia 17 cópias do livro à venda, sendo 15 usadas a partir de US$ 35,54 e duas novas, com preços iniciais de US$ 1.730.045,91 (profnath) e US$ 2.198.177,95 (bordeebook).

Convenhamos… já eram preços absurdos, mesmo para um livro raro.

Eisen observou que os preços mantinham uma diferença constante de aproximadamente US$ 5.000 entre si e continuavam subindo drasticamente dia após dia, chegando ao ápice em 18 de abril, quando profnath vendia a obra por US$ 18.651.718,08 e bordeebook por inacreditáveis US$ 23.698.655,93 (mais US$ 3,99 de frete).

 

Por que isso aconteceu?

A explicação para este fenômeno está nos sistemas automáticos de precificação utilizados pelos vendedores.

Aparentemente, o algoritmo da profnath estava programado para manter seu preço ligeiramente abaixo do concorrente (precisamente em 0,9983 vezes o valor praticado por bordeebook), enquanto bordeebook aumentava seu preço em 1,270589 vezes o valor oferecido por profnath.

O ciclo de ajustes diários criou um efeito cascata que elevou exponencialmente os preços. Especula-se que bordeebook mantinha preços mais altos por confiar em sua boa reputação na plataforma ou por não ter o livro em estoque, necessitando adquiri-lo apenas se uma compra fosse realizada.

 

Como isso foi resolvido?

O episódio teve um desfecho quando profnath finalmente reduziu seu preço para US$ 106,23, interrompendo o ciclo de aumentos. Uma vez que isso aconteceu, os preços de bordeebook foram “normalizados” para patamares minimamente aceitáveis.

O curioso episódio deixa evidente quais são os riscos que corremos quando deixamos que um algoritmo sem parâmetros adequados decide reajustar os preços dos produtos de forma automática.

Ou seja, se você vai programar um algoritmo de precificação automática no futuro, certifique-se de que vai estabelecer limites claros para ajustar preços no comércio eletrônico.

E para aqueles CEOs e executivos de empresas de tecnologia que acreditam cegamente que um sistema de inteligência artificial pode substituir os seres humanos para as tarefas que, em teoria, uma máquina pode fazer tudo sozinha, eu digo…

ONDE ESTÁ O SEU DEUS AGORA?

 

Via Wired


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@oEduardoMoreira