Compartilhe

Em tempos de isolamento social para tentar conter uma pandemia que afetou a vida de todos, é preciso consumir o tempo da melhor forma possível, ou de todas as formas que forem permitidas. E não podemos viver de vídeos e séries no streaming ou videogames no Xbox. É preciso exercitar o corpo e a mente também.

Umas das formas mais eficientes e interessantes para exercitar a sua mente é aprendendo um novo idioma. Afinal de contas, você tem tempo de sobra para isso. E uma das recomendações que os professores de idiomas mais passam para os seus alunos é a leitura do idioma que você está aprendendo. Ou seja: ler, ler e ler. Mesmo que você não entenda tudo o que você está lendo, o hábito de leitura ajuda a compreender melhor as estruturas linguísticas daquele idioma, além de ampliar o seu vocabulário.

E uma ótima forma para fazer isso é com o site paralleltext.io.

 

 

 

Aprenda um novo idioma com a ajuda da literatura clássica

 

 

O paralleltext.io apresenta diferentes obras clássicas da literatura que você pode ler em dois idiomas simultaneamente, ou com traduções que são executadas com apenas um clique. Você pode acessar os livros eletrônicos de forma online, sem a necessidade de fazer o download do conteúdo no computador, smartphone ou leitor de livros digitais.

Ou seja, o site é excelente para quem procura livros no formato bilíngue para aprender e praticar idiomas. É um recurso fantástico para os usuários que estão dispostos a agregar um pouco mais de conteúdo em suas vidas durante a quarentena.

Para acessar os livros bilíngues para praticar e aprender novos idiomas, basta acessar o endereço paralleltext.io e, antes de qualquer coisa, selecionar o seu idioma de origem e, depois, escolher o idioma que você quer melhorar a leitura ou vocabulário.

Logo depois, vai aparecer uma lista com vários livros (o número de livros disponíveis pode variar, dependendo dos idiomas escolhidos na tela anterior). Para selecionar os livros que serão utilizados para melhorar as suas habilidades no idioma a ser desenvolvido, basta clicar sobre o título da obra e começar a ler.

Simples assim.

Como padrão, o paralleltext.io vai mostrar os livros de forma direta no idioma que você quer praticar, e com a opção de traduzir cada linha quando posicionamos o ponteiro do mouse sobre uma linha ou trecho da obra e clicando no ícone das duas flechas para mostrar a sua tradução para o português e vice-versa.

Se o que você deseja é que o site mostre simultaneamente as duas edições (inglês e português), você precisa clicar nas três linhas horizontais localizadas no canto superior direito e selecionar a opção Split View. Desse modo, você vê os dois idiomas ao mesmo tempo.

Por fim, vale a pena destacar que o paralleltext.io permite que você ouça como cada parte de uma frase é pronunciada clicando sobre ela. Isso é bem útil se você também deseja praticar a pronúncia ao mesmo tempo que pratica a leitura.

O paralleltext.io pode ser uma excelente ferramenta para estudantes de idiomas e usuários que estão tentando exercitar o cérebro ao aprender coisas novas nesse período onde todos (ou boa parte de nós) estamos procurando alternativas para preencher o tempo livre.


Compartilhe