Início » Dicas, Truques e Macetes » Como criar um QR Code para compartilhar sua senha WiFi

Como criar um QR Code para compartilhar sua senha WiFi

Compartilhe

Compartilhar a senha da sua rede WiFi para as visitas e convidados que vão até a sua casa pode ser uma tarefa um tanto quanto irritante, tanto para você como para a pessoa que precisa saber a sua senha.

Pense na combinação de letras, números e símbolos especiais que a pessoa precisa anotar, e que é você quem precisa ditar essa senha complicada. Isso é, quando você se lembra dessa sequência, que normalmente está anotada na lateral do modem ou em um papelzinho esquecido em algum lugar.

Para deixar as coisas mais práticas, você pode simplesmente criar um QR Code e compartilhar a senha da sua casa e escritório através de uma figura única que precisa ser escaneada pelo smartphone do seu convidado.

Então… vamos descobrir como podemos fazer isso?

É claro que vamos! E nesse post!

 

 

 

Como criar um QR Code com a senha do seu WiFi

 

 

O processo é mais simples do que parece.

  1. Acesse o site QuiFi.
  2. Preencha os dados do seu WiFi, completando os seguintes campos: o nome da sua rede WiFi, tipo de segurança da rede (WPA/WPA2) e senha.
  3. Depois de digitar o nome da rede, a parte de encriptação vai indicar o tipo de segurança que sua rede utiliza. Se você tem dúvidas se é a WPA ou a WPA2, basta verificar nas configurações de rede WiFi do seu smartphone, e essa informação está indicada lá.
  4. Preencha o campo de senha, e pronto: clique em Generate, para criar o QR Code.
  5. Uma vez gerada a imagem, você pode exportar a imagem no formado PNG, que será compartilhada com seus amigos, familiares e visitantes.

 

Então, é só os demais usuários escanearem a imagem PNG que você enviou com o QR Code, e cada um deles poderá se conectar à sua rede WiFi, dispensando a necessidade de anotar o nome de usuário e a senha da rede.

 

 

 

Como ler o QR Code no smartphone

 

 

Essa é uma parte do processo que pode ser um pouco complicada para os usuários novatos, mas podemos simplificar as coisas.

Os smartphones mais recentes não vão precisar de programas de terceiros para escanear o QR Code. Os apps de câmera mais recentes já contam com essa funcionalidade de forma nativa, e o Google Lens pode cumprir com esse papel de qualquer maneira.

Todos os iPhones contam com um leitor de QR Code integrado no aplicativo de câmera. Logo, abra a câmera, aponte para o QR Code e deixe que a leitura aconteça.

No Android, não são poucas as opções disponíveis para ler um QR Code sem precisar recorrer a arquivos de terceiros. O Google Lens é uma dessas alternativas, mas vale a pena perder um tempo pesquisando na internet por outras soluções.

Uma vez que o smartphone leu o QR Code, o smartphone vai abrir de forma direta o item de configurações da rede WiFi para completar os dados do código e conectar na nossa rede. A pessoa que receber esse código não fica sabendo da senha, que fica salva no telefone.

E dessa forma, você pode compartilhar a senha WiFi de sua casa em poucos segundos, de forma segura e eficiente. Um QR Code resolve tudo.


Compartilhe