Como dorme um astronauta no espaço? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Como dorme um astronauta no espaço?

Como dorme um astronauta no espaço?

Compartilhe

Vai me dizer que você nunca se perguntou isso…

O astronauta Matthias Maurer compartilhou um vídeo mostrando como ele se prepara para dormir na Estação Espacial Internacional. E, para a surpresa de muita gente, dormir no espaço não é algo muito diferente da experiência que temos aqui na Terra.

A única grande exceção está no fato da pessoa flutuar, por conta da ausência de gravidade no espaço e outras questões menores causadas pela micro gravidade. Uma curiosidade: Matthias toma um dos três “banhos” diários antes de se colocar no saco de dormir. O que é ótimo, pois higiene é algo muito importante.

 

 

 

Outras curiosidades para quem vai dormir no espaço.

Maurer informa também que ele usa uma quantidade muito menor de pasta de dentes no espaço do que na Terra, já que é muito mais fácil produzir espuma em um ambiente de microgravidade. Além disso, os resíduos que ficam na boca são cuspidos em uma toalha, pelo mesmo motivo.

“Tomar banho” no espaço nada mais é do que passar um banho úmido pelo corpo. Pense nas gotas de água se espalhando pela cabine por conta da ausência de gravidade, e logo você entende que é impossível usar o chuveiro nessas condições.

Aliás, é importante avisar que as gotas de água não afetam os componentes eletrônicos da EEI, pois as áreas de higiene pessoal estão em locais separados do controle central. Depois de devidamente limpo, Maurer entra na sua cápsula de descanso no módulo Columbus para revisar alguma mensagem importante no seu computador portátil e, por fim, dormir tranquilamente.

O saco de dormir onde Maurer dorme é preso na cápsula, para evitar que o astronauta flutue durante o sono. E ele dorme em uma espécie de caixa, e não em uma cama. E eu fico pensando no desconforto que ele passa todos os dias.

 

 

 

Dormir no espaço será mais confortável no futuro?

Algumas pessoas pensam em como será o turismo espacial no futuro, onde voos comerciais para o espaço serão comuns. E, baseado nessa experiência, é importante pensar também em como será o conforto das pessoas nesse tipo de ambiente.

Particularmente, se o Richard Branson ou o Jeff Bezos bater na porta do meu apartamento perguntando se quero passar três meses no espaço, uma das primeiras perguntas que eu faria seria “onde vou dormir?”. Imagina ficar 90 dias dormindo em um saco de dormir dentro de uma caixa e preso a toneladas de metal altamente tecnológico?

Ah, sim… claro… e a outra pergunta importante com certeza seria: “como é o banheiro dessa nave?”.


Compartilhe
@oEduardoMoreira