O GameCube da Nintendo nasceu com a ambição de ser tão potente quanto o Xbox e o PS2, mas chegou ao mercado um pouco tarde, sem cumprir com sua promessa e nem contar com toda a popularidade para alcançar esse objetivo.
Um dos erros cometidos pela Nintendo nesse projeto foi a aposta no formato de disco proprietário conhecido como GOD (GameCube Optical Disc).
Nem toda a potência do mundo foi suficiente para deixar o console competitivo no preço em relação aos seus concorrentes, que usavam CDs e DVDs, muito mais baratos e acessíveis.
Agora, encontramos imagens do protótipo original do Nintendo GameCube, revelando mais detalhes do desenvolvimento do console.
Mais detalhes do “Dolphin”
O protótipo do Nintendo GameCube era conhecido internamente como “Dolphin”, e a conta Twitter @consolevariations publicou recentemente a primeira foto desse protótipo original.
A conta promete compartilhar mais fotos do protótipo em breve, mas é possível identificar alguns detalhes com o material que foi compartilhado.
Apesar de o design geral coincidir com a versão final do GameCube, o protótipo “Dolphin” apresentava algumas diferenças.
O logo no protótipo era uma combinação de “Ges” na parte inferior, indicando que o nome “GameCube” já estava decidido para a versão final.
As cores do protótipo eram mais próximas do roxo do Nintendo 64, assim como os conectores dos controles, que recebiam o mesmo formato, mas na posição invertida.
Na versão final do GameCube, os conectores dos controles eram completamente redondos.
O “Dolphin”, hoje
Nesse momento, o nome “Dolphin” foi utilizado para o conhecido emulador da GameCube para iOS, que tentou se fazer presente na App Store da Apple, aproveitando a recente liberação que a dona do iPhone ofereceu para esse tipo de software.
Mas nada é fácil na Apple, que impôs vários obstáculos para que o Dolphin (emulador) permanecesse em sua loja de apps.
Aliás, vale a pena destacar que a Nintendo segue a mesma estratégia de outras gigantes do setor de tecnologia, que é criar diferentes nomes de código para os seus consoles.
Além do “Dolphin”, outros casos emblemáticos de nomes de código da Nintendo são muito conhecidos pelo grande público:
- “Project Revolution” para o Nintendo Wii
- “Project Café” para o Nintendo WiiU
- “NX” para o Nintendo Switch (que também foi chamado internamente de “Odin” pela NVIDIA)
Rever o Nintendo GameCube é mais um sinal da nostalgia que está tão em moda no mundo tech, e que o mercado está aproveitando para capitalizar em cima desse sentimento de alguma forma.