Início » Internet » Como evoluiu a internet após 30 anos da primeira página web

Como evoluiu a internet após 30 anos da primeira página web

Compartilhe

Para quem vê a internet com o formato atual, mal consegue imaginar como ela foi no seu começo. A primeira página da internet da história pertenceu à Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), e foi ao ar em 6 de agosto de 1991.

Ou seja, já completou 30 anos de vida em 2021.

Esse site foi lançado por Sir Tim Berners-Lee que, antes de criar a página em si, teve que desenvolver dois anos antes o protocolo para a página ser exibida, que resultou na rede World Wide Web (WWW).

Vamos então ver o que aconteceu de lá para cá, com foco em como a modernidade afetou as páginas da internet com o passar do tempo.

 

 

 

A jornada evolutiva das páginas da internet

 

 

Em 1993, o CERN disponibilizou o software responsável pela WWW em domínio público, e mais tarde lançou uma versão disponível de licença aberta. EM 1994, apareceu o primeiro blog no formato que conhecemos, o Links.net, criado pelo então estudante Justin Hal, onde ele publicava os seus pensamentos em forma de textos curtos.

 

 

Neste mesmo ano, nasceram os primeiros provedores web, que alojavam as páginas em computadores próprios que atuavam como servidores. E o primeiro grande provedor da internet foi o GeoCities (eu cheguei a usar este serviço).

O segmento de servidores evoluiu e amadureceu, e isso foi decisivo para a internet prosperar no mundo. Agora, existem mais de 330 mil provedores web ao redor de todo o mundo, onde quase 20% do mercado é dominado pela GoDaddy, seguido de gigantes como Amazon AWS, 1&1 e Hostgator.

 

 

De lá para cá, a internet não parou de crescer. Em 1995, Jeff Bezos lançou a Amazon, que começou como um negócio de compra e venda de livros para se tornar o maior e-commerce do mundo. Em 2001, Jimmy Wales e Larry Sanger registraram o domínio e lançaram a Wikipedia, sem saber que, dessa forma, estavam fazendo história ao oferecer a maior biblioteca virtual do mundo.

 

 

 

O legado construído após 30 anos

Após 30 anos de existência, a World Wide Web tem mais de 1.86 bilhão de páginas, com mais de meio milhão de sites nascendo todos os dias. O domínio da internet em nossas vidas só vai aumentar nos próximos anos, influenciando inclusive nas experiências que hoje são exclusivas do mundo real.

Existe poucas áreas na internet ainda não foram conquistadas, mas as diferentes lacunas serão preenchidas com o passar do tempo. Quem ficar para testemunhar tudo isso verá essa história ser contada diante dos próprios olhos.


Compartilhe