Como funciona o Bionic Reading | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Como funciona o Bionic Reading

Como funciona o Bionic Reading

Compartilhe

Tempo é dinheiro, amigo leitor. E quanto mais tempo ganhamos na vida, mais dinheiro podemos ganhar. O problema é que eu ganhei muito tempo livre nos últimos meses, e só me tornei uma pessoa ainda mais endividada.

Vai entender.

De qualquer forma, nos últimos meses viralizou na internet uma nova forma de leitura dinâmica, a Bionic Reading. O método consiste em ressaltar as primeiras letras de cada palavra, o que pode melhorar a velocidade de leitura, uma vez que se você focar apenas na primeira letra, o seu cérebro vai completar o restante da palavra.

Será mesmo?

Vamos ver se isso é verdade (ou se pode funcionar como prometido), através de uma extensão para o Google Chrome que habilita o Bionic Reading nos sites web que acessamos.

 

 

 

Fazendo o download da extensão do Bionic Reading

Antes de continuar, vale a pena fazer o registro que o Bionic Reading é um conceito patenteado, mas qualquer pessoa pode utilizar a sua API para integrar o método de leitura em aplicativos e serviços. Por isso é que estamos falando dessa extensão para o Google Chrome.

A extensão em questão está disponível para download no Github, e seu criador é membro da equipe que desenvolveu o Bionic Reading. Como o software não está disponível na Chrome Web Store (pelo menos não estava quando este post foi produzido), é preciso realizar o passo a passo abaixo para realizar a instalação do software de forma correta em nosso navegador web:

  1. Entre na página do Github onde está o plugin, selecione o botão verde de Code e clique em Download ZIP para salvar a extensão no seu computador.
  2. Realize a descompactação do arquivo ZIP.
  3. Abra o Google Chrome e, na linha de endereços, digite: chrome://extensions/
  4. Habilite o Modo de Desenvolvedor, no interruptor localizado na parte superior direita da interface.
  5. Selecione a opção de Carga Descomprimida, que apareceu quando você ativou o Modo de Desenvolvedor.
  6. Selecione a pasta com o conteúdo descompactado do ZIP, e a extensão será instalada no Google Chrome.

Seu funcionamento é bem simples.

Quando você visitar uma página web, basta clicar no ícone da extensão e selecionar a opção Toggle Reading Mode. Então, todo o texto da página vai passar para o modo Bionic Reading, ressaltando as primeiras letras de cada palavras.

Para desativar o recurso, é só clicar no mesmo botão da extensão. Você também pode fazer com que essa conversão para o Bionic Reading aconteça automaticamente, ativando o item Toggle On Default.

 

 

 

É claro que a ferramenta é polêmica…

Nem todo mundo viu o Bionic Reading com bons olhos.

Para muitos o método é mesmo mais eficiente na hora de ler textos com maior velocidade. Para outros, o recurso é uma espécie de perversão aos leitores, uma vez que se tira a experiência em “disfrutar” o texto, pensando apenas no consumo do conteúdo.

Alguns afirmam que o método ajuda na leitura, enquanto outros o consideram um obstáculo para retenção da informação.

O mais curioso é que o Bionic Reading existe desde 2019, mas só agora ele se tornou viral nas redes sociais.

No final das contas, entendo que cada um tem que pensar no que é melhor para si. Eu ainda preciso testar mais a fundo o Bionic Reading para ter uma opinião mais consistente sobre o método. Logo, só estou aqui apresentando os fatos, evitando fazer um julgamento sobre algo que ainda não conheço.

Nossa… até pareci um ser humano sensato no parágrafo anterior…


Compartilhe
@oEduardoMoreira