Tempo é dinheiro, amigo leitor. E quanto mais tempo ganhamos na vida, mais dinheiro podemos ganhar. O problema é que eu ganhei muito tempo livre nos últimos meses, e só me tornei uma pessoa ainda mais endividada.
Vai entender.
De qualquer forma, nos últimos meses viralizou na internet uma nova forma de leitura dinâmica, a Bionic Reading. O método consiste em ressaltar as primeiras letras de cada palavra, o que pode melhorar a velocidade de leitura, uma vez que se você focar apenas na primeira letra, o seu cérebro vai completar o restante da palavra.
Será mesmo?
Vamos ver se isso é verdade (ou se pode funcionar como prometido), através de uma extensão para o Google Chrome que habilita o Bionic Reading nos sites web que acessamos.
Fazendo o download da extensão do Bionic Reading
Antes de continuar, vale a pena fazer o registro que o Bionic Reading é um conceito patenteado, mas qualquer pessoa pode utilizar a sua API para integrar o método de leitura em aplicativos e serviços. Por isso é que estamos falando dessa extensão para o Google Chrome.
A extensão em questão está disponível para download no Github, e seu criador é membro da equipe que desenvolveu o Bionic Reading. Como o software não está disponível na Chrome Web Store (pelo menos não estava quando este post foi produzido), é preciso realizar o passo a passo abaixo para realizar a instalação do software de forma correta em nosso navegador web:
- Entre na página do Github onde está o plugin, selecione o botão verde de Code e clique em Download ZIP para salvar a extensão no seu computador.
- Realize a descompactação do arquivo ZIP.
- Abra o Google Chrome e, na linha de endereços, digite: chrome://extensions/
- Habilite o Modo de Desenvolvedor, no interruptor localizado na parte superior direita da interface.
- Selecione a opção de Carga Descomprimida, que apareceu quando você ativou o Modo de Desenvolvedor.
- Selecione a pasta com o conteúdo descompactado do ZIP, e a extensão será instalada no Google Chrome.
Seu funcionamento é bem simples.
Quando você visitar uma página web, basta clicar no ícone da extensão e selecionar a opção Toggle Reading Mode. Então, todo o texto da página vai passar para o modo Bionic Reading, ressaltando as primeiras letras de cada palavras.
Para desativar o recurso, é só clicar no mesmo botão da extensão. Você também pode fazer com que essa conversão para o Bionic Reading aconteça automaticamente, ativando o item Toggle On Default.
É claro que a ferramenta é polêmica…
Nem todo mundo viu o Bionic Reading com bons olhos.
Para muitos o método é mesmo mais eficiente na hora de ler textos com maior velocidade. Para outros, o recurso é uma espécie de perversão aos leitores, uma vez que se tira a experiência em “disfrutar” o texto, pensando apenas no consumo do conteúdo.
Something super impressive I got shown today, how you can increase reading speed by playing on font weight: pic.twitter.com/ZdykiFQalx
— Christophe Pasquier 🇺🇦 (@Christophepas) May 17, 2022
Alguns afirmam que o método ajuda na leitura, enquanto outros o consideram um obstáculo para retenção da informação.
O mais curioso é que o Bionic Reading existe desde 2019, mas só agora ele se tornou viral nas redes sociais.
No final das contas, entendo que cada um tem que pensar no que é melhor para si. Eu ainda preciso testar mais a fundo o Bionic Reading para ter uma opinião mais consistente sobre o método. Logo, só estou aqui apresentando os fatos, evitando fazer um julgamento sobre algo que ainda não conheço.
Nossa… até pareci um ser humano sensato no parágrafo anterior…