Compartilhe

Cinema, tecnologia, ficção científica, nerdice e cultura pop em um mesmo post? Por que não?

Os Sabres de Luz são considerados por muitos fãs do cinema e da cultura pop algumas das armas mais icônicas da história da ficção científica. Não são poucas as pessoas que gostariam de ter uma arma dessas de verdade em casa, mesmo sabendo que isso era teoricamente impossível (mas as versões de brinquedo podem ser placebos interessantes).

Essas armas estiveram nas mãos dos cavaleiros Jedi e dos Sith, sendo utilizadas em batalhas mortais em diferentes galáxias. E, pelo amor de Yoda, não chame um Sabre de Luz de “espada”, como se qualquer idiota pudesse empunhar uma. Elas são armas mais honradas, onde apenas os treinados e escolhidos podem fazer um bom uso.

Muitas perguntas são feitas em torno desse objeto, e duas das mais levantadas por fãs e leigos da saga Star Wars são:

1) Como o Sabre de Luz funciona?
2) Qualquer um pode ter uma?

Vou tentar responder a estas perguntas nesse post.

 

 

 

Objetos lendários pedem tratamento especial

 

 

Toda história tem elementos que são considerados ícones para os fãs. Exemplos: a kryptonita para o Superman, o batmóvel do Batman, o escudo do Capitão América, o martelo do Thor, e por aí vai. Os Sabres de Luz são símbolos máximos em Star Wars, com um lugar muito especial no coração dos fãs da franquia.

Não é qualquer idiota que pode usar os Sabres de Luz. É preciso ter o mínimo de domínio da Força para manipular essa arma, que só pode ser acionada pela energia do indivíduo que a empunha, produzindo o feixe de luz para os combates e treinamentos.

Nos aspectos técnicos, um Sabre de Luz é uma empunhadura metálica que tem uma lâmina de plasma impulsionada por um cristal kyber. Uma vez que ela libera a sua energia, esse sabre é poderoso o suficiente para atravessar praticamente qualquer material. O uso da Força sobre ela ajuda no menor manejo da arma, o que pode ser bem útil na hora de proteger alguém de disparos blaster.

Vários cavaleiros Jedi contavam com a habilidade de manejar os Sabres de Luz, inclusive empunhando dois sabres ao mesmo tempo. Por exemplo, Darth Maul surpreendeu a todos em A Ameaça Fantasma, com um Sabre de Luz de lâmina dupla, utilizada para enfrentar o mestre Qui-Gon e o então padawan Obi-Wan Kenobi.

 

 

Sem falar no Sabre de Luz de lâmina roxa do mestre Jedi Mace Windu, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson, única no universo de Star Wars (por exigência do próprio ator).

 

 


Compartilhe