Cansado de sempre ser notificado de que o armazenamento do seu iPhone, iPad e iPod touch está cheio? Antes de instalar um novo aplicativo, você precisa excluir jogos e outros aplicativos? Pare com isso! Descubra 40 maneiras de liberar espaço no iPhone e iPad.

Todos os usuários foram confrontados com o problema da falta de espaço livre no iPhone e no iPad. Os proprietários de dispositivos com uma capacidade de memória de 8 ou 16 GB mais frequentemente experimentam inconveniência. Dependendo da atividade de uso do dispositivo, problemas com a falta de espaço livre também podem ser experimentados pelos proprietários dos modelos iPhone e iPad de 64 GB. Em qualquer um desses casos, os seguintes 40 metodos ajudarão você a liberar espaço no seu iPhone.

Como liberar espaço no iPhone e iPad?

  1. Reinicie o seu dispositivo regularmente

Uma reinicialização regular do iPhone ou iPad não só melhora o desempenho do dispositivo, mas também limpa o cache do iOS. Quando você conecta seu dispositivo ao iTunes, o lixo é exibido como a seção “Outros”, que às vezes ocupa vários gigabytes. Não é possível excluir manualmente o cache do sistema, mas o iOS se livra de todo desnecessário durante a reinicialização. Portanto, se você reiniciar seu gadget regularmente, não precisará pensar em como liberar espaço no iPhone e iPad para instalar um novo jogo ou cargar um filme que deseja ver durante a viagem.

 

Se você tem vídeos e filmes em um formato que não pode ser reproduzido no seu dispositivo Apple, então eu recomendo instalar o Freemake Video Converter no seu PC com Windows:

http://www.freemake.com/br/free_video_converter/

 

Usando o Freemake  você pode converter quaisquer arquivos multimídia para MP4 e enviá-los para o seu iPhone ou iPad diretamente do programa. Por exemplo, siga estes passos simples para converter seus arquivos MKV para MP4 ou AVI.

 

  1. Forçar a reinicialização do iPhone

Durante uma reinicialização forçada, todos os arquivos temporários que podem ocupar muito espaço também são excluídos do dispositivo. Para realizar uma reinicialização forçada, você deve pressionar simultaneamente os botões Power e Home e mantê-los pressionados até que o logotipo da Apple apareça na tela do dispositivo.

  1. Remova aplicativos e jogos desnecessários

Uma das maneiras mais fáceis de liberar memória. Simplemente remova aplicativos e jogos não utilizados do seu iPhone ou iPad. Muitos usuários às vezes esquecem o que está instalado no dispositivo.

  1. Excluir documentos em aplicativos

Documentos criados por aplicativos de terceiros também ocupam espaço na memória do seu dispositivo. Exclua documentos desnecessários dos aplicativos nos quais eles foram criados. Tenha em mente que alguns aplicativos movem documentos excluídos para pastas temporárias especiais e o espaço não pode ser limpiado imediatamente.

  1. Apagar atualizações pendentes do iOS

Novas versões do iOS são carregadas automaticamente para o seu dispositivo via Wi-Fi e ocupam espaço na memória. Mesmo se você rejeitar a instalação de uma nova atualização, ela permanecerá na memória do dispositivo.

  1. Instale novas versões do iOS via iTunes

Ao instalar novas versões do iOS via iTunes, os arquivos temporários permanecem no computador e não ocupam memória no dispositivo.

  1. Apagar todas as mensagens de voz antigas
  2. Remover anexos de mensagens
  3. Definir os limites de retenção de mensagens
  4. Definir um tempo menor para armazenar mensagens de áudio e vídeo
  5. Remover fotos e vídeos antigos
  6. Desativar o compartilhamento de fotos
  7. Desativar o compartilhamento de fotos do iCloud

Par desativar o compartilhamento de fotos, abra os “Ajustes”. Nas configurações do iOS, toque sobre “iCloud” e em seguida, selecione “Fotos”. Por fim, desative todas as opções de compartilhamento. Note que isso afetará seus álbuns compartilhados.

 

 

  1. Não armazene as imagens HDR originais

Quando você tira uma foto HDR, o iOS salva automaticamente as duas versões da imagem no app Fotos, uma com HDR e outra sem. Para economizar espaço, é possível desativar esse função para manter apenas a versão em HDR na biblioteca. Acesse Ajustes > Câmera > Manter Foto Normal e deslize para desativar o ajuste.

  1. Use a biblioteca de mídia do iCloud

Com a Biblioteca de mídia do iCloud, você pode armazenar versões otimizadas de fotos e vídeos no seu dispositivo, deixando os originais em alta qualidade no repositório do iCloud. Este recurso permite que você economize muito espaço no seu iPhone ou iPad, mesmo que sua coleção de arquivos de mídia não seja muito grande. Você pode ativar a opção de armazenamento de fotos e vídeos otimizados no dispositivo no menu Ajustes > Foto e Câmera. Dependendo do tamanho da biblioteca e da velocidade da Internet, o processo de sincronização inicial pode levar várias horas ou até dias.

  1. Armazene fotos e vídeos em serviços na nuvem

Comece a usar serviços em nuvem, como Dropbox, Flickr, Google Drive ou OneDrive. Esses aplicativos ajudarão você a liberar vários gigabytes de memória no seu dispositivo.

  1. Remova conteúdo não utilizado do iBooks
  2. Excluir o conteúdo do aplicativo de vídeo
  3. Excluir podcasts desnecessários
  4. Сonfigurar a remoção de podcasts imediatamente após ouvi-los
  5. Comece a usar o Apple Music
  6. Limpar o cache de lista de leitura no Safari

A Lista de Leitura do Safari é um ótimo recurso que permite acessar artigos salvos e páginas da Web sem uma conexão com a Internet. Mas no final, você pode preencher a memória do dispositivo com centenas de arquivos relacionados às páginas salvas.

  1. Limpar o cache do Safari

Acesse as configurações do iOS em “Ajustes” e toque em “Safari”. Em seguida, toque em Limpar Histórico e Dados do Site e confirme a limpeza.

  1. Limpar cache de aplicativos
  2. Reinstale aplicativos que consomem muita memória

Se um aplicativo consome muita memória, esse aplicativo simplesmente precisa ser removido e baixado da App Store novamente.

  1. Instale um aplicativo especial para limpar seu iPhone e excluir arquivos temporários
  2. Configure seu dispositivo como novo
  3. Remova todas as duplicatas, fotos borradas e capturas de tela do aplicativo Fotos
  4. Transfira todas as imagens panorâmicas em alta resolução do dispositivo móvel para o computador e remova-as da memória do iPhone e do iPad
  5. Exclua ou exporte fotos de aplicativos como câmera ou VSCO
  6. Desativar vozes de alta qualidade
  7. Desativar idiomas do sistema não utilizados

No menu Configurações, selecione Geral, depois Idioma e Região.

  1. Remova teclados de terceiros não utilizados

Vá para Ajustes > Geral > Teclado > Teclados e exclua os teclados que você não deseja usar.

  1. Remova as teclas de atalho que você não usa

Você pode fazer isso em Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto

  1. Impedir a atualização de apps em segundo plano

Nos Ajustes do iPhone, toque em Geral. Escolha Atualização em segundo plano. Em seguida, desative a chave referente à função. Escolha “Atualização em segundo plano”, em seguida, desative a chave referente à função.

  1. Selecione o formato de gravação de vídeo 1080p em vez de 4K

Abra os Ajustes, toque em Fotos e Câmera e toque em Gravar Vídeo.

  1. Excluir registros de voz antigos no aplicativo do gravador
  2. Limpe o cache do Siri desligando e ligando o assistente de voz no menu Ajustes > Siri
  3. Desative o download automático de músicas, aplicativos, livros e atualizações no menu Ajustes > iTunes e App Store
  4. Periodicamente sincronize seu iPhone e iPad com o iTunes

Isso permitirá que o sistema envie logs de erros do dispositivo e os exclua automaticamente.

 

Espero que este artigo sobre como liberar espaço no iPhone, iPad e iPod seja útil para você.