Compartilhe

Saber como limpar o micro-ondas é algo importante, principalmente para quem usa o eletrodoméstico todos os dias. Nesse post, vou compartilhar alguns truques para a limpeza desse eletrodoméstico.

Respingos e restos de comida, gorduras ou o mau cheiro são alguns dos problemas mais frequentes para quem usa o micro-ondas todos os dias, e isso pode comprometer a vida útil do eletrodoméstico.

Logo, é nossa obrigação aprender a limpar o produto de forma correta, dedicando alguns minutos ao seu cuidado e manutenção, para que o micro-ondas dure muitos anos nas suas mãos.

Você não precisa perder muito tempo no processo. Basta ter dedicação e alguns minutos para deixá-lo limpo e brilhante e com um bom cheiro. Lembre-se que esse é o lugar onde aquecemos a comida que comemos, de modo que mantê-lo limpo é também uma questão de cuidados com a sua saúde.

Sem mais delongas, vamos para as dicas.

 

 

 

Água e limão para a limpeza

 

 

Este truque caseiro pode acabar com a sujeira do micro-ondas, e é um dos mais populares e eficientes.

Pegue um limão espremido ou cortado em duas partes, pegue os pedaços do limão e coloque em um copo ou outro recipiente com 300 ml de água, acompanhado de um pouco de bicarbonato de sódio ou um ramo de salsinha.

Coloque tudo no micro-ondas e aqueça por cinco minutos na potência máxima. O vapor que será gerado pelo conjunto vai envolver a sujeira. Depois disso, tire o recipiente (com cuidado, pois vai estar quente), e passe um pedaço de pano no seu interior.

Depois disso, o micro-ondas está limpo e pronto para uso.

 

 

 

Vinagre para acabar com restos de comida e mau cheiro

 

 

É um grande aliado para desinfetar o micro-ondas.

Coloque uma colher de vinagre branco em um recipiente com 300 ml de água. Coloque no micro-ondas por 3 a 5 minutos. Depois, retire o recipiente e limpe o interior com um pedaço de pano. Se ainda ficar restos de comida ou mau cheiro, umedeça o pano em outro recipiente com água, vinagre e bicarbonato de sódio.

 

 

 

Limpe também o prato do micro-ondas

 

 

Dê uma atenção especial ao prato, as rodas e o aro que compõem o conjunto de funcionamento do micro-ondas. Lave todos esses itens como se fossem outras louças de sua casa, incluindo o aro. Nas rodas, passe um pano molhado com água e detergente.

 

 

 

É possível limpar o micro-ondas com sabão de lava-louças?

 

Se você não sabe viver sem a sua lavadora de louças (e eu entendo você), você pode utilizar o sabão desse eletrodoméstico para limpar o micro-ondas, pois suas substâncias são inócuas e não corrosivas.

Aqueça um copo com água e misture uma colher desse sabão por um minuto. Depois umedeça uma esponja dentro dessa mistura e passe no interior do micro-ondas. Pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio, que o mesmo vai deixar um bom cheiro.

 

 

 

Bicarbonato de sódio, um útil aliado

 

 

O bicarbonato de sódio foi mencionado várias vezes nesse post, de modo que ele é bem útil para limpar o micro-ondas. Nesse caso, utilize uma esponja úmida e aplique um pouco do bicarbonato. Passe tanto por dentro como por fora do eletrodoméstico.

 

 

 

Um pano úmido para remover a gordura

 

 

Se você não quer utilizar nenhum produto ou truque, ao menos retire a gordura presente dentro do micro-ondas com um pano úmido. Coloque um recipiente com água e uma colher de sabão para lava-louças para aquecer no eletrodoméstico por 3 minutos. Com o vapor e a humidade, será mais fácil remover a sujeira incrustada.

Por fim, para evitar manchar o interior do micro-ondas, é fundamental cobrir os alimentos durante o processo de aquecimento, retirar os restos acumulados no tampo, passe um pano de microfibra em cada uso e deixe a porta do eletrodoméstico aberta por algum tempo depois do uso.


Compartilhe