Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Como resolver o problema da “tela maluca” do Positivo Duo ZX3060

Como resolver o problema da “tela maluca” do Positivo Duo ZX3060

Compartilhe

positivo-duo-zx3060

 

Eu comprei uma unidade do Positivo Duo ZX3060, com o objetivo de agilizar o meu trabalho durante as jornadas de mobilidade. Coberturas de eventos, trabalho remoto e viagens. É um portátil que até cumpre o que promete, quebrando bem o galho quando eu preciso. Porém, ele não está 100% isento de problemas.

A Positivo Informática carrega a fama de ser uma empresa que oferece produtos “problemáticos”, por assim dizer. Acho isso um pouco exagerado. Eu já tive produtos da empresa que funcionaram muito bem (um desktop e um notebook que funcionaram muito bem por dois anos), e a assessoria de imprensa tem se esforçado para me manter atualizado sobre suas novidades.

Porém, entendo a reclamação dos clientes. Nem todos os produtos entregam a mesma qualidade,  e quando pagamos por um produto queremos ter o respeito de receber algo que vai durar por muito tempo e sem problemas. E quando os problemas aparecerem, que os mesmos sejam resolvidos com qualidade.

Porém, nesse caso em particular, os próprios usuários e entusiastas de tecnologia podem ajudar. É claro que temos que trabalhar no modo “tentativa e erro”, mas ainda assim funciona.

 

O problema

O Positivo Duo ZX3060 estava funcionando perfeitamente nos primeiros dias de uso, tanto no modo tablet como no modo notebook.

Porém, depois desses primeiros dias, comecei a observar uma anormalidade nos registros dos toques touch de sua tela, onde uma série de pontos no centro da tela (na orientação vertical) eram registrados de forma aleatória, sem qualquer tipo de intervenção de minha parte.

O resultado disso era que as janelas que estavam abertas registravam a intervenção desses pontos, deixando a mesma praticamente inutilizável.

Ícones eram clicados ao léu, arquivos poderiam ser apagados ou alterados, textos poderiam ser editados…. enfim, um inconveniente sem procedentes.

Não era difícil de imaginar que o problema poderia ser de software. E, de fato, era. Até porque o hardware (a tela de toque e os componentes de conexão do tablet com a base) estavam em perfeito funcionamento.

E a partir daí, comecei a tentar encontrar uma solução, mesmo que provisória.

 

 

A solução

Comecei a buscar na internet as possíveis soluções do problema, que passavam inclusive por uma possível atualização da BIOS, algo que mais complicou do que funcionou.

Mesmo porque na troca da BIOS o equipamento chegou a travar algumas vezes, quase deixando o mesmo comprometido.

Decidi então restaurar o produto de fábrica, começando o seu uso normalmente e observando o que poderia ter causado tal anormalidade.

Então, detectei que o problema da tela maluca só voltou a se fazer presente quando o Windows 10 recebeu o seu primeiro pacote de atualizações.

Posteriormente, tentei atualizar o equipamento para o Windows 10 Anniversary Update, mas não consegui. Não por conta do problema da tela, mas porque o novo software não era compatível com o equipamento da Positivo.

Com isso, em mente, não tive muitas dúvidas: desativei o Windows Update por completo, assim como suas atualizações automáticas. E eu estou trabalhando com o notebook sem maiores problemas por quatro dias.

Com isso, estava concluída a minha investigação. Algum componente do Windows 10 interfere na parte de software do Positivo Duo ZX3060, causando o problema dos toques aleatórios da tela.

 

O que a Positivo deveria fazer?

 

positivo-duo-zx3060-02

Se coçar e muito para resolver esse problema.

Basicamente, o produto está apresentando esses problemas por falta de atenção da Positivo, que poderia dedicar uma equipe que trabalhasse constantemente no suporte do mesmo.

Não sei se a solução que deixo nesse post resolve o problema para outros modelos. Tudo indica que sim, uma vez que a arquitetura de hardware é a mesma.

Fato é que, apesar de tudo isso, o Positivo Duo ZX3060 é um produto bem interessante para quem quer ter mobilidade e garantir uma produtividade básica, além de uma versatilidade de uso para diferentes finalidades.

A Positivo Informática não pode comer bola e deixar que a imagem desse produto fique manchada por descuido na parte de suporte.

Aliás, um bom suporte técnico só agrega valor à marca e ao produto.

Espero que esse post tenha ajudado. Tanto aos consumidores, como a própria Positivo Informática.


Compartilhe
@oEduardoMoreira