Compartilhe

A nostalgia está em alta e está na moda. Muitos de nós são geeks mais veteranos, e gastam boa parte do tempo lembrando em como era o passado não muito distante do mundo da tecnologia. Ou ficam reclamando que tudo no mundo tech atual é um design flat, amaldiçoando de forma inútil quem teve essa ideia infeliz.

Outra boa forma de gastar o tempo livre que temos nesse momento de isolamento social é procurando elementos do passado para serem adotados em um presente que você ainda pode controlar alguma coisa. Não são poucos os experimentos que vejo de softwares que ou trazem de volta aplicativos e jogos de 20 ou 30 anos atrás (obrigado pela graça alcançada, emuladores), ou de modificações nos softwares atuais para o design do passado.

O que mais encontrei nos últimos meses foram softwares que transformavam o Windows 10 no Windows 98, e até distribuições do Linux que simulam a interface visual do Windows XP ou Windows Vista. E eu entendo tudo isso como fortes traços de nostalgia. Algo perfeitamente normal e compreensível.

Pois bem, para os amantes da tecnologia e usuários mais nostálgicos, talvez a saudade dos ícones do passado esteja batendo na porta de forma mais forte e contundente. E se você quer dar um ar mais retrô ao seu smartphone de 2020, saiba que existe uma forma simples e gratuita de trazer esses ícones tão icônicos (sem trocadilhos) de volta.

 

 

 

Atalhos retrô para os seus aplicativos do presente

 

 

O site web que promove essa viagem no tempo através de pequenos elementos gráficos é o Icon Rewind. Basta acessar o site a partir do seu navegador em nosso dispositivo móvel (o Safari, no caso do iOS) e seguir as instruções indicadas para realizar as adaptações.

No site, estão disponíveis os ícones antigos de aplicativos e serviços muito populares, como Twitter, Instagram, Netflix, Spotify, Snapchat, Facebook, Google, Slack, Gmail ou YouTube.

A empresa responsável pelo Icon Rewind é a MSCHF, e seus responsáveis afirma que “a nostalgia é uma emoção poderosa, e uma das peças mais icônicas (de novo, não estamos tentando fazer um trocadinho aqui) da nostalgia são os velhos ícones dos aplicativos”.

E o que vimos em muitas oportunidades ao longo do tempo foi justamente a resistência de boa parte dos usuários às mudanças dos ícones e outros elementos gráficos em seus aplicativos favoritos. Um bom exemplo desse fenômeno aconteceu no começo de 2019, quando o Slack decidiu mudar completamente o ícone do seu aplicativo.

Não foram poucas as pessoas que ficaram descontentes com essa mudança.

É importante deixar claro que o Icon Rewind só é compatível com aqueles aplicativos que já estão instalados em seu dispositivo, e tudo o que ele faz é, basicamente, instalar um atalho direto para o app original. Ou seja, ele não realiza mudanças profundas no software do seu smartphone.

O Icon Rewind é pefeito para aquelas pessoas que querem voltar a ver o pequeno fantasma no ícone do Snapchat, ou a TV antiga no ícone do YouTube. Seus responsáveis foram cuidadosos a ponto de se lembrarem dos fãs do Musical.ly, de modo que quando você clica nesse ícone, você será direcionado para o TikTok.


Compartilhe