O iPod Nano de sexta geração foi lançado em 2010, e uma de suas principais características era a sua facilidade em se transformar em um relógio. Tanto, que muitos usuários abraçaram a iniciativa, e várias pulseiras e outros acessórios para o player de mídia da Apple foram criados (e vendidos).
Agora, 14 anos depois desse lançamento, o iPod Nano “está de volta” com o TinyPod, que é compatível com alguns modelos do Apple Watch, com todas as funções intactas.
O que o acessório faz é trazer de volta a clássica clickwheel, permitindo o scrooling característico na interface do usuário, simulando a experiência de uso que o iPod oferecia no passado.
Inovar para sobreviver
A estratégia principal dos fabricantes é oferecer relógios inteligentes como complementos ou extensões do smartphone tradicional.
Pode não ser a melhor solução de uso para esses dispositivos (que estão claramente voltados para a quantificação da saúde dos usuários), mas com especificações técnicas melhorando a cada nova geração de produto, é mais do que justo explorar outras possiblidades de uso para ele.
É aqui que o TinyPod entra em nossas vidas.
A quantidade de acessórios alternativos para os modelos ativos do Apple Watch (SE, Series 9 e Ultra 2) é enorme, e o dispositivo que pode transformar o relógio inteligente da gigante de Cupertino em iPod Nano está fazendo um barulho até surpreendente.
Como é o TinyPod?
O TinyPod nada mais é do que um acessório que permite converter o Apple Watch em um relógio com roda física de interação, restaurando a sensação de scrolling físico da era iPod que tanto bem recordamos.
A página oficial do acessório explica que o processo de funcionamento é mecânico: a roda faz o “contato de rotação” com a coroa do Apple Watch, sem realizar modificações adicionais no hardware do dispositivo.
Sim, eu sei… não era a mágica que você estava esperando. Mas a empresa promete o funcionamento, e não um acessório mágico e revolucionário.
O acessório está disponível também em versão Lite, que não oferece a tal roda de interação, deixando a coroa exposta. Com exceção da telemetria e alguns sensores, o TinyPod não afeta as funções principais do Apple Watch para funcionar de forma adequada.
Ou seja, todos os aplicativos do relógio continuam funcionando normalmente, e aplicativos mais sensíveis ou de interação externa como são os casos do Apple Pay e Name Drop não sofrem restrições, e com a parte posterior exposta, o carregador oficial funciona perfeitamente com o acessório.
Quanto custa?
O TinyPod será compatível com as versões 4, 5, 6, 7, 8, 9, SE, Ultra 1 e Ultra 2 do Apple Watch, em 40/41 mm, 44/45 mm e 49 mm.
Está previsto que ele esteja disponível durante o outono no hemisfério norte (a partir de setembro), com um preço de 79.99 dólares para a edição padrão, e 29.99 dólares para o TinyPod Lite.
Tenho dúvidas se o TinyPod Lite é um bom negócio, já que a experiência de uso do passado que realmente procuramos não estará disponível.
Mas o Tiny Pod padrão tem tudo para atender bem os usuários mais nostálgicos, ou para quem quer entender como era a era do iPod Nano com roda de interação com o software.
Fui um feliz proprietário do iPod Nano com a clickwheel, e sinto falta dele até hoje.