Compartilhe

Qualquer pessoa que se desloca todos os dias através de um transporte público está sujeito a sofrer atrasos. A maioria desses atrasos estão relacionados por avarias, pelo menos nas circunstâncias normais. Porém, no Japão, uma dessas avarias paralisou boa parte da rede ferroviária do país. E tudo por causa… de uma lesma!

 

 

Até 12 mil passageiros afetados

 

 

Em 30 de maio, até 12 mil passageiros sofreram com atrasos em suas viagens por conta de um corte no fornecimento elétrico das linhas da JR Kitakyushu, uma empresa ferroviária japonesa que opera em Kyushu. A pior parte desse problema é que a avaria aconteceu em pleno início de horário comercial, aproximadamente às 9h40 da manhã. A empresa se viu obrigada a cancelar as viagens de 26 trens em um país que é famoso por sua grande rede de trens de alta velocidade.

 

 

Uma simples lesma foi a culpada

 

Quando os engenheiros da empresa realizavam a inspeção para detectar a causa da avaria, eles descobriram que o culpado era, no mínimo, algo peculiar: uma pequena lesma que media entre 2 e 3 cm de largura.

Um dos porta-vozes da empresa relata que a lesma se queimou até morrer depois de tocar um cabo elétrico. E isso resultou, de forma surpreendente, em uma falha massiva da rede elétrica dos trens. O porta-voz indicou que a lesma chegou até os cabos depois de encontrar um espaço para entrar na caixa de energia.

Pese ao peculiar do assunto, não é estranho ver que as avarias estejam relacionadas com incidentes envolvendo animais. Porém, é mais comum envolverem animais maiores que uma lesma. Este incidente em particular nos lembra o quão frágeis são as infraestruturas modernas: uma simples falha que pode vir da natureza pode colocar em problemas todo um serviço avançado.

Quem sabe algum dia você chegou tarde no seu trabalho ou sala de aula por causa de uma lesma, e você nem sabe…

 

Via Gizmodo, CNN


Compartilhe