Fato: ninguém gosta de ser enganado.
Bom, quero dizer… algumas pessoas gostam sim de serem enganadas, principalmente durante o período eleitoral. Mas não quero falar sobre isso para não atrair o hate gratuito.
Os dispositivos de armazenamento são os mais utilizados por aqueles que desejam enganar aquelas pessoas que acreditam que encontraram uma boa promoção de compra em um site qualquer.
Discos rígidos, SSDs e cartões de memória podem ser elementos para passar a perna nos mais inocentes. E vale a pena compartilhar com vocês o que aconteceu recentemente com mais uma vítima dos meliantes cibernéticos.
Na verdade, não era um disco rígido…
O caso em destaque foi o de um usuário que comprou um disco rígido de 6 TB pelo eBay e descobriu que o produto era falsificado, contendo apenas um adaptador microSD e pesos de metal para simular o peso.
Não dá para não dizer que o cara que pensou nesse golpe não foi engenhoso. Tudo bem, ele poderia equilibrar a relação custo-benefício se dissesse que era um SSD de 2 TB, evitando assim colocar os pesos falsos.
Mesmo assim: é muito tempo livre para pensar nesse tipo de golpe de forma tão estruturada.
Há relatos de fraudes similares com discos rígidos e SSDs de baixa qualidade em plataformas como AliExpress, onde usuários receberam produtos com desempenho inferior ao de cartões SD.
E eu mal consigo imaginar como seria instalar um sistema operacional em um disco rígido falsificado como esse. Acredito que a BIOS do computador simplesmente não aceita funcionar dessa forma.
Dicas para não ser enganado
O recomendado é que você adquira unidades de armazenamento de fabricantes e lojas confiáveis e com qualidade comprovada.
Sempre verifique as especificações técnicas do produto que você vai comprar, de preferência, no site oficial do fabricante.
E para confirmar se aquela loja ou vendedor é sério, leia as avaliações de outros clientes antes de finalizar a compra, mas sempre ficando de olho nos casos de avaliações falsas.
Produtos falsificados podem comprometer seriamente o desempenho do sistema operacional ou dispositivo que vai receber aquele item.
Até mesmo um SSD falsificado ou de má qualidade pode prejudicar seriamente o bom funcionamento de um smartphone ou tablet.
E… sinceramente… não vale a pena correr o risco por causa de uma pseudo economia, que pode resultar em gastos muito maiores em casos de problemas graves.
Embora alguns usuários paguem pouco pelos produtos falsificados, os riscos à integridade dos dados e do sistema são elevados.
E os custos de manutenção podem superar a suposta economia feita no produto.
Fica a dica.