Início » Games » Conheça o Atari CX-42, o primeiro controle de videogame sem fio da história

Conheça o Atari CX-42, o primeiro controle de videogame sem fio da história

Compartilhe

Controles sem fio se tornaram o padrão nos videogames modernos, oferecendo mais liberdade de movimento e conforto para os jogadores.

Tudo bem, você ainda precisa lidar com as pilhas que precisa comprar ou a bateria para recarregar. Mas é muito melhor do que tropeçar ou ficar preso a um cabo.

Muitos afirmam que o Xbox 360 foi o primeiro console de videogames a oferecer um controle sem fio. Mas essa galera está mais errada do que quem vota em candidato que soca tubarão.

O primeiro controle de videogames da história é, de forma oficial, o Atari CX-42. E hoje, você vai conhecer mais sobre ele.

 

O Atari CX-42 e sua relevância histórica

Lançado na década de 1980, o CX-42 é considerado o primeiro controle sem fio para consoles da história. Ele foi concebido para o icônico Atari 2600, que popularizou o uso de cartuchos e jogos de arcade.

O controle padrão do Atari 2600 tinha um design simples: joystick de quatro direções e um único botão de ação. Era o suficiente para os jogos da época.

Em 1983, a Atari colaborou com a Cynex para lançar uma versão sem fio desse controle, conhecida como CX-42. O kit original de venda incluía dois controles (esquerdo e direito) e uma base de transmissão sem fio.

O controle utilizava sinal de rádio frequência (RF), operando nas faixas de 49,83 e 49,89 MHz, de acordo com registros da FCC.

Ele era alimentado por baterias de 9V, e contava com antenas telescópicas integradas no seu corpo para melhor transmissão e praticidade no armazenamento.

 

Competição, evolução e legado

A mesma Cynex, que era parceira da Atari, viu o sucesso do produto da parceria, e decidiu roubar uma fatia desse bolo.

A empresa então lançou a sua própria versão do controle, o Game Mate 2, competindo com o CX-42 e se promovendo como o “primeiro controle sem fio do mundo”.

Pelo visto, a tentativa de concorrência não colou.

Décadas depois dos acontecimentos, o Atari CX-42 continua sendo um item valorizado entre colecionadores e pode ser encontrado lá fora por cerca de US$ 30 em sites como Amazon e eBay.

O Brasil nunca chegou a ver esse controle de perto, e não conheço colecionadores que contam com uma unidade do produto.

Se bem que… seu eu procurar direito com os produtores de conteúdo segmentados nos videogames retro, certamente vou encontrar uma unidade perdida desse controle em algum lugar.

A Atari lançou recentemente uma versão atualizada do CX-42 por US$ 34,99, mantendo o design clássico, mas incorporando melhorias que se alinham com os tempos modernos.

O controle agora possui bateria recarregável via USB-C e é compatível com sistemas contemporâneos e versões recentes dos consoles Atari 2600 e 7800. Com um adaptador DB9, a compatibilidade com os consoles originais também está garantida.

Para quem pretende investir dinheiro no Atari CX-42 original, tenha em mente que ele um marco na evolução dos controles de videogames, antecipando a liberdade que hoje consideramos padrão em consoles.

Esse é um importante capítulo da história dos videogames, ilustrando o avanço da tecnologia e como ela molda a experiência dos jogadores, influenciando gerações futuras.

E… nunca mais diga que foi a Microsoft que reinventou na roda nos aspectos de interação com os jogos de videogames com o controle sem fio do Xbox 360.

Esse é um erro grosseiro, que apenas os mais burros vão cometer a partir de agora.

 

Via Kotaku


Compartilhe