A tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas. E isso significa também oferecer conforto e até mesmo um pouco de paz de espírito para os usuários que precisam lidar com uma vida mais estressante no cotidiano.
Pensando nisso, a Casio iniciou a pré-venda do Moflin, um projeto desenvolvido pela empresa que nada mais é do que um robô que combina elementos de um hamster e dos Tribbles presentes na franquia de filmes Star Trek. E o objetivo desse bichinho é um dos mais nobres.
O Moflin existe para ser abraçado e acariciado pelo usuário. Em troca, o robô oferece conforto emocional, diferente de outros produtos da mesma categoria, como é o caso do Aibo da Sony.
As principais características do Moflin
O Moflin é uma criação da Casio em parceria com a startup Vanguard Industries, e a gigante japonesa especializada em relógios atua como a responsável pela fabricação e distribuição do pequeno robô.
A pré-encomenda do produto está disponível, e o seu preço sugerido é de 59.400 libras (~US$ 398). Seu lançamento internacional está previsto para 7 de novembro.
A Casio oferece um serviço de assinatura opcional vinculado ao robô, o Club Moflin. Por aproximadamente US$ 44 por ano, o cliente recebe descontos em reparos, limpezas e até a troca de pelagem do robô, se necessário.
Inspirado em outros robôs que contam com as mesmas características e finalidades, o Moflin foi projetado para melhorar o bem-estar mental dos usuários.
E mesmo que para você isso pareça uma grande bobagem, saiba que o número de pessoas que estão buscando alternativas para garantir uma melhor saúde mental para si e para os seus não para de crescer ao redor do mundo.
O Moflin possui movimentos limitados quando comparados com um hamster de verdade. Porém, isso é feito de forma previamente pensada, pois o robô precisa simular gestos de carinho e aproximação emocional com o usuário.
E é claro que um dispositivo como esse possui as suas porções de Inteligência Artificial, mas que, neste caso, trabalha de forma específica para estabelecer uma maior empatia com o usuário.
IA que se comporta como um pet amoroso
O Moflin usa a inteligência artificial para reconhecer a pessoa com quem interage mais, criando uma conexão personalizada através de sons e movimentos únicos.
Ou seja, ele vai interagir de forma específica com aquela pessoa que demonstra maior interesse e carinho com ele, tal e como um animal de estimação normalmente faz.
Por incrível que pareça, o Moflin desenvolve uma personalidade simulada ao longo do tempo, reagindo com diferentes “estados emocionais”.
Entretanto, esses sentimentos são interpretados via aplicativo, sem demonstrações explícitas de tristeza ou ansiedade, o que ajuda na manutenção do bem-estar do usuário.
Você não será surpreendido com comportamentos repentinos ou que podem indicar a aversão do Moflin à você ou a qualquer outro usuário.
Se alguém não dá muito carinho para o hamster robô, o seu comportamento será o padrão ou neutro, na pior das hipóteses.
O Moflin vem com uma cama de carregamento que simula o pet descansando. Na prática, é uma base de recarga disfarçada, o que ajuda a deixar o produto mais imersivo para o usuário.
A carga completa da bateria dura até cinco horas de uso contínuo, o que é mais do que o suficiente para quem gosta de brincar com o pet pelo menos uma vez por dia.
O robô está disponível em versões com pêlo marrom ou cinza, e há opções de limpeza e manutenção oferecidas pela Casio, através do seu plano de assinatura já mencionado.
Não há previsão de lançamento do produto ou preço para o mercado brasileiro, mas nada impede que você ao menos tente a importação do produto.
Afinal de contas, é um investimento em nome de sua saúde mental. Pode ser que isso funcione para você.
É bem mais barato do que pagar uma terapia.