Já que estou aqui… por que não?
Brasil 0 vs 0 Costa Rica.
Deus… que jogo ruim.
Quando você começa a sentir dor física por causa de uma bola sendo espancada no meio de campo, é sinal de que o jogo é simplesmente horroroso. E isso, porque não estou falando exatamente da qualidade técnica do jogo em si.
Falo da incapacidade das duas seleções em abrir o placar. São dois times ofensivamente acéfalos.
E no caso do time da CBF, uma das melhores ranqueadas pela FIFA (e isso não significa nada) e tem um elenco caríssimo, esse recibo de ruindade que esse time passou é um péssimo sinal para o seu futuro.
Foi horrível (para não chamar de medonho)
Quando gravei o vídeo falando desse jogo, o meu “eu empático” ainda tentou passar um pano para esse time da CBF. Mas rapidamente veio o meu “eu racional e sem coração” para me corrigir.
Essa seleção teve duas semanas e dois amistosos para preparar um esquema tático para jogar contra equipes retranqueira como é a Costa Rica. E o melhor que Dorival Júnior tirou do seu cérebro foi as bolas cruzadas na área?
A certeza que fica é que essa seleção brasileira é completamente desprovida de criatividade. Acéfala mesmo. Não consegue raciocinar ofensivamente com a bola.
E não adianta apresentarem a cartada do “a Costa Rica jogava com nove jogadores na defesa”. Não me interessa! Eu simplesmente não me importo e eu não quero saber!
Estamos falando da Costa Rica. Não é nem a Suíça, a seleção que basicamente inventou a retranca no futebol mundial.
Estou falando de uma das seleções mais fracas da Copa América 2024. Era a obrigação o Brasil vencer, com ou sem sistema tático.
Culpa do Dorival, que passou longe de estudar um sistema de jogo decente para esse time.
O que vem a seguir?
Então… isso é o que já está preocupando algumas pessoas.
O Brasil conseguiu complicar a própria vida ao empatar com a fraquíssima Costa Rica sem gols. Agora, terá que olhar para frente e enfrentar Paraguai e Colômbia (nessa sequência – no vídeo que foi para o ar no YouTube, dou a entender que é o contrário).
E… você assistiu ao jogo entre Colômbia e Paraguai?
Os colombianos, com James Rodriguez em campo e usando a 10 (para desespero dos são-paulinos), acabaram com o jogo. Duas assistências de James, um futebol sólido e consciente e um volume de jogo que chama a atenção.
Tenho dúvidas se o jardim da infância que corria em bloco desorganizado atrás de uma bola que uns e outros chamam de “seleção brasileira de futebol” pode enfrentar seleções que são tecnicamente melhores.
O Paraguai deve vir reajustado depois da pancada contra a Colômbia, e sempre fez jogo duro contra o Brasil. E os colombianos foram aqueles que (na minha opinião) apresentaram o melhor futebol da Copa América 2024 até agora.
Espero estar errado, mas tudo aqui tem cara de que o trem desgovernado vai mesmo atropelar a velinha.
Não será surpresa se o pior acontecer neste caso.
Não será surpresa se o Brasil for eliminado na primeira fase dessa competição.
P.S.: o mais assustador de tudo isso é sentir que a cara que o Neymar fez quando Vini Jr. foi substituído simplesmente me representa, algo raro de acontecer.