Compartilhe

O Zoom não sabe brincar!

Logo o Zoom, um software que não se mostrou muito preocupado com a privacidade dos usuários, agora está encrencando com as pessoas que são um pouco mais criativas que as outras, mas que, por conta dessa criatividade, não ligam muito para bobagens como “direitos autorais”.

Eu não estou pegando no pé do Zoom. Tudo bem, eu escrevi alguns posts pouco elogiosos sobre a plataforma no TargetHD.net, e alertei a todos os meus leitores sobre os riscos que a mesma oferece por não proteger a privacidade das chamadas de vídeo dentro da plataforma.

Mas não posso negar que este é o serviço de chamadas de vídeo muito popular, e todo mundo está usando o Zoom. E, por isso, algumas soluções bem criativas estão apresentando soluções irreverentes. Por exemplo, um desenvolvedor decidiu surpreender os seus amigos e colegas de trabalho ao apelar para um dos memes mais populares da história da internet: o Rickroll.

Ele fez com que Rick Astley e sua dançante música “Never Gonna Give You Up” aparecesse para amenizar as chamadas de vídeo em grupo da galera.

E o Zoom não gostou dessa piada.

 

 

 

Longa vida ao Invite Rick

 

Uma coisa importante que você precisa saber sobre esse meme é que ele só trabalha em horários específicos da semana, dentro do horário comercial (entre 10h e 16h, de segunda a sexta, no fuso horário da costa leste dos Estados Unidos), fazendo uma reserva no Invite Rick.

E somos obrigados a dizer no passado, porque o Zoom decidiu vetar o serviço do Rick, já que o mesmo violava os termos da plataforma. Essa é uma forma educada para dizer que os desenvolvedores do aplicativo de chamadas de vídeo que eles são burocratas que não enxergam humor nem mesmo quando a piada é esfregada na cara deles.

Depois que o meme teve uma campanha de lançamento com milhares de solicitações (afinal de contas, quem é que resiste ao Rickroll hoje), o Zoom enviou um e-mail para o responsável pela brincadeira “pedindo gentilmente” para que o mesmo encerrasse as suas atividades dentro da plataforma de chamadas de vídeo “de forma imediata”.

O criador do meme deu a sua versão dos fatos, afirmando que o mundo precisa nesse momento de tantas risadas quanto forem possíveis, algo que eu concordo em gênero, número e grau. Em tempos tão incertos, se a gente não rir um pouco de alguma coisa (nem que seja para rir de nós mesmos), vai ficar cada vez mais difícil de respirar.

O responsável pela brincadeira atendeu ao pedido do Zoom e retirou a piada da plataforma, mas agradeceu a todos que fizeram parte desse divertido experimento social nos últimos dias.

É importante observar como que o criador do meme decidiu implementar o vídeo do Rickroll no Zoom. Ele optou por “sacrificar” a sua conta pessoal no Zoom para que o mítico meme ocupasse o seu lugar, onde as pessoas interessadas poderiam reservar uma reunião para assistir ao meme.

O que fica claro nesse momento é que: em pleno auge das chamadas de vídeo, com certeza vamos ver mais piadas como essa. E se o Zoom e outras plataformas não entenderem que precisamos rir de alguma coisa (caso contrário, vamos enlouquecer), elas correm o sério risco de perderem audiência para outras que fatalmente vão entender o momento e permitir que a piada continue.

 

 

 

Via Invite Rick, Red Pepper


Compartilhe