Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Cyberdore 2064, inspirado no Raspberry para emular o Commodore 64

Cyberdore 2064, inspirado no Raspberry para emular o Commodore 64

Compartilhe

É quase certo que você jamais ouviu falar sobre isso. Então, vale a pena gastar um tempo para introduzir você ao conceito (com todo o respeito, é claro).

Cyberdecks são computadores portáteis personalizados, inspirados na estética cyberpunk, que combinam hardware moderno com design inovador.

Esses dispositivos são voltados para os entusiastas de tecnologia explorarem de forma criativa suas habilidades de bricolagem.

Diversos projetos de cyberdecks têm ganhado destaque, como o T3rminal, que utiliza um Raspberry Pi 4 e um mini teclado Bluetooth.

Outro exemplo é o Cyberdore 2064, que emprega um Raspberry Pi Zero e um Raspberry Pi Pico para controlar seu encoder. E é sobre ele que vou falar neste artigo.

 

Como o Cyberdore 2064 é feito?

O Cyberdore 2064 é composto por um Raspberry Pi Zero, um Raspberry Pi Pico, um teclado Bluetooth Rii 518BT e uma tela OLED SSD1306.

Desse conjunto de componentes você tem um dispositivo compacto e eficiente, ideal para rodar jogos clássicos como o Neuromancer para Commodore 64.

O design do Cyberdore 2064 é inspirado no logo do Commodore e inclui um encoder KY-040, interruptores e um suporte para baterias 18650.

A montagem não requer PCBs especiais, tornando o processo mais acessível para iniciantes em eletrônica. Em teoria, qualquer usuário com conhecimento mínimo na área consegue montar uma unidade do Cyberdrone 2064 sem maiores dificuldades.

O Cyberdore 2064 oferece uma experiência completa de cyberdeck, com suporte para conexão Bluetooth e uma tela de 3.5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels.

O dispositivo é perfeito para entusiastas de retro gaming e para aqueles que desejam explorar o universo DIY. E como os dois elementos estão em evidência no mundo da tecnologia, é de se esperar que muitos se interessem pelo projeto.

 

Como montar um Cyberdrone 2064

Seu criador Tommi Laukkanen não compartilhou um tutorial detalhado de montagem do Cyberdrone 2064, o que pode dificultar um pouco o processo para os mais leigos.

Em compensação, ele disponibilizou gratuitamente os arquivos para impressão 3D da carcaça no site Printables, o que já é uma forma de compensar um pouco a jornada dos mais corajosos que vão tentar montar uma unidade do produto em casa.

Projetos como o Cyberdore 2064 são muito apreciados pela comunidade de tecnologia, já que sempre estimulam a inovação no setor DIY, além de impulsionar a criatividade no desenvolvimento dessas soluções.

Sair da mesmice dos formatos tradicionais dos produtos de tecnologia atuais é o grande prêmio para aqueles que vão tentar construir o produto por conta própria.


Compartilhe
@oEduardoMoreira