Cydia processando a Apple por “monopólio ilegal” é algo bem divertido Press "Enter" to skip to content
Início » Notícias » Cydia processando a Apple por “monopólio ilegal” é algo bem divertido

Cydia processando a Apple por “monopólio ilegal” é algo bem divertido

Compartilhe

Enfim, a hipocrisia.

Não sou eu que torço demais contra a Apple. Na verdade, torço contra as práticas comerciais da empresa. E não estou afirmando aqui que é um grande pecado ser a favor do lucro. Eu faço as coisas no TargetHD.net visando o lucro. Porém, eu não passo por cima de ninguém ou deixo os usuários sem carregador e fone de ouvido no kit de venda do smartphone para isso.

Eu vivo na dúbia posição em ver a Apple prosperar para que o mercado de tecnologia se torne melhor e mais dinâmica e o desejo de ver Tim Cook e sua turma se ferrando lindamente sempre que possível. Agora, nesse caso aqui, nem tem como torcer a favor de Cupertino. É o típico duelo de Davi contra Golias que só testemunhamos em filmes ou séries da HBO.

Ao mesmo tempo, é uma das maiores ironias que testemunhei até hoje como produtor de conteúdo de tecnologia.

 

 

 

O rabo decidiu morder a bunda do monstro

 

 

Não é a metáfora mais gentil e elegante que você pode encontrar em um blog de tecnologia, mas é uma forma perfeita em mostrar a que ponto a coisa chegou.

O Cydia é muito conhecido dos usuários do iPhone, principalmente aqueles usuários da primeira geração do dispositivo. No passado, quando tudo isso aqui era mato e muitos achavam o máximo ter um smartphone para navegar na internet com uma tela com ridículas 3.5 polegadas, a Apple limitava o que podia a experiência de uso e customização do seu smartphone, e isso obrigava aos usuários mais experientes e exigentes a tomar medidas mais drásticas.

E uma dessas medidas drásticas era usar o Cydia, um repositório de aplicativos para iOS não-oficial. Ela funcionava através da prática do “jailbreak”, ou desbloqueio do dispositivo para que o mesmo recebesse lojas de aplicativos de terceiros.

O Cydia foi muito utilizado nesse passado conturbado, e a Apple sempre perseguiu o repositório como um elemento que violava as políticas de utilização do iOS. Com o passar do tempo, tanto o “jailbreak” como o repositório em si foram perdendo força, uma vez que a própria gigante de Cupertino se tornou mais flexível nos critérios de customização do seu sistema operacional móvel, a ponto dos principais recursos e funcionalidades que antes eram customizados passaram a fazer parte do software de forma nativa.

Pos bem… o Cydia então decidiu ir para o contra-ataque, processando a Apple por “monopólio ilegal”. E, tecnicamente, errado ele não está no seu argumento.

Por isso, o rabo está mordendo com força a bunda do monstro.

 

 

 

Não é porque é seu que você pode fazer o que quer (sozinho)

 

 

Em linhas gerais, o argumento do Cydia para o processo é a prática da Apple em não permitir que outras lojas ou repositórios de aplicativos ofereçam alternativas de software para os dispositivos com o sistema operacional iOS.

Pensando nisso, entendo que o Cydia até demorou para fazer isso. A Apple sempre fez isso, e poucos falaram alguma coisa contra. Bom, algumas desenvolvedoras de jogos para iOS começaram a reclamar das práticas da gigante de Cupertino, e tem uma galera que está indo no vácuo legal nesse momento para realizar os processos que entendem pertinentes.

E a desculpa do “a Apple é dona do iOS, e pode fazer o que quiser com ele” não cola nesse caso. A Microsoft é dona do Windows, e nunca impôs qualquer tipo de regra para que os aplicativos compatíveis com ele fossem vendidos apenas na sua loja. Pelo contrário: o que Satya Nadella mais quer hoje é ver todos os softwares para o seu sistema operacional vendendo em tudo quanto é lugar.

A mesma coisa o Google faz para o Android. Tudo bem, tem a Play Store com suas regras próprias, mas nada impede que outras lojas com aplicativos compatíveis para o sistema operacional móvel possam existir e gerar receitas.

Só a Apple que ainda vive na idade da pedra e tem a alma de porco capitalista selvagem para insistir em ficar com todo o lucro só para ela. E ver o Cydia se levantando contra isso deixa tudo ainda mais divertido e interessante.

Quero ver onde isso vai dar, é claro. Mas ver a Apple se ferrando lindamente por uma empresa que ela sempre sonhou em processar e arrancar todo o dinheiro (mesmo agindo à margem da lei) é algo muito engraçado.

Será que está doendo a mordida do Cydia na bunda da Apple?

 

 

Via MacRumors e The Washington Post


Compartilhe