Dá para rodar um filme só com o iPhone 13? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Cinema e TV » Dá para rodar um filme só com o iPhone 13?

Dá para rodar um filme só com o iPhone 13?

Compartilhe

Faz tempo que o iPhone é utilizado para registrar imagens para o cinema. Alguns filmes completos já foram capturados pelas lentes dos smartphones da Apple, e parece que a própria gigante de Cupertino quer ir além nessa proposta, mostrando claramente o que as lentes do dispositivo podem fazer neste sentido.

Para isso, a Apple convidou o diretor coreano Park Chan-wook para criar um curta-metragem como parte de sua campanha institucional Shot on iPhone. O diretor utilizou um iPhone 13 Pro para rodar um filme de artes marciais que tem 20 minutos de duração, e essa produção gerou um making of que mostra os detalhes de produção.

E os resultados deixam bem claro que a resposta é: SIM, é claro que dá para fazer um filme capturando imagens a partir de um iPhone.

 

 

 

O que Park diz sobre usar um iPhone para rodar um filme?

Park afirmou que o curta-metragem “A Vida Não é Mais Que Um Sonho” é uma história que ele sempre quis contar, mas que não contava com uma câmera específica em mente quando concebeu o filme. Porém, o novo modo cinema do iPhone 13 permite a captura de vídeos com pouca profundidade de campo, criando efeitos de mudanças de foco que entregam resultados incríveis.

Há quem diga que o tal modo cinema do iPhone 13 ainda não está devidamente implementado, e que apresenta resultados um tanto quanto primitivos e improvisados. Desconfie da opinião dessas pessoas: no curto tempo que usei o novo smartphone da Apple, posso afirmar que o produto se comportou muito bem neste aspecto, e acredito que os profissionais farão maravilhas com o novo modo.

É importante lembrar que o modo cinema permite o ajuste da profundidade de campo e os pontos de foco durante a gravação de vídeos, dispensando assim um trabalho de pós produção mais árduo ou o investimento em câmeras de cinema profissionais que são bem mais caras que um iPhone.

 

 

 

Não é a primeira vez que usam o iPhone no cinema

Como eu disse no começo do post (e sou obrigado a repetir porque você não prestou atenção no que eu escrevi), o iPhone vem sendo utilizado por alguns diretores de cinema para a captura de imagens, com resultados bem interessantes.

O famoso diretor Steven Soderberg também capturou filmes completos a partir das lentes de um iPhone. Ele é um dos defensores da captura de imagens através de dispositivos digitais desde a década de 2000. Logo, faz todo o sentido que ele hoje utilize o telefone em seu trabalho.

Soderberg defende que gravar um filme com um iPhone ou com qualquer outro smartphone que seja capaz de entregar um resultado final em nível fotográfico é “uma das experiências potencialmente mais libertadores” que ele teve como cineasta.

Além disso, Sean Baker recorreu exclusivamente ao iPhone para gravar o longa Tangerine, o que mostra mais uma vez que o telefone da Apple não só entrega a qualidade necessária para as imagens capturadas, mas também expande as possibilidades criativas de profissionais que contam com uma visão mais elaborada sobre o processo cinematográfico.

Ou seja… se o modo cinema do iPhone 13 não funcionou bem com você, a culpa é exclusivamente sua!


Compartilhe
@oEduardoMoreira