Compartilhe

Com milhões de pessoas ao redor do mundo confinadas em casa, é fato que tem muita gente navegando na internet mais tempo que o normal. E o mundo globalizado das redes sociais despertou mais uma febre online, que dessa vez é do meu agrado, já que envolve duas coisas que eu amo nessa vida: comida e/ou bebida e café. Estou falando do “Dalgona Coffee”.

Esse café gelado virou tendência global, e várias contas estão publicando conteúdos relacionados com essa receita, que também é conhecida como “Whipped Coffee”. Ela vem da Coreia do Sul, e nasceu quando o governo local obrigou os seus cidadãos a ficarem em suas casas para conter a pandemia do COVID-19.

E, assim como o K-Pop, virou febre na internet.

 

 

 

“Dalgona Coffee”, o café gelado que está quente

 

 

No Instagram, já temos mais de 322 mil publicações com a hashtag #dalgonacoffe, e os números só subiram nas últimas semanas. No TikTok, a bebida é sensação também.

Tudo indica que a onda do “Dalgona Coffee” começou em janeiro de 2020, quando uma TV sul-coreana publicou um vídeo do ator Jung Il Woo provando essa bebida em Macao. A bebida ganhou popularidade na Coreia do Sul entre as décadas de 1970 e 1980, andes do McDonald’s abrir a sua primeira unidade no país, em 1988.

 

 

 

 

O desejo de provar algo novo em casa

 

 

É uma bebida simples e fácil de fazer, e talvez por isso ela ficou popular em um grupo de pessoas que estavam confinadas por mais de um mês. Seus ingredientes são muito acessíveis: café solúvel, gelo, açúcar, água quente e leite. (Quase) todo mundo tem isso em casa, e você pode preparar a bebida na mão mesmo, sem um maquinário específico.

Dá para entender a galera.

Eu mesmo estou sentindo falta dos cafés que tomava no Beiramar Shopping (tem um prensado francês que é ótimo) ou até mesmo do café do Starbucks (que muita gente critica por ser um chafé, mas eu adoro). Logo, eu sei que tem muita gente por aí que está sentindo falta de fazer exatamente a mesma coisa, e querem quebrar a rotina monótona do confinamento provando um café espumoso que está aparecendo o tempo todo nas redes sociais.

E se você chegou até aqui com a boca salivando de vontade para tomar um café diferente, muito provavelmente se animou para preparar o “Dalgona Coffee”, certo? Pois bem, boas notícias: vou deixar a receita desse café para que você possa prepará-lo em casa.

O segredo para tudo dar certo é bater bem a combinação de café solúvel, açúcar e água quente, e para essa parte do processo, é sempre melhor utilizar um mixer (não sei se com o liquidificador o efeito prático é o mesmo).

 

 

 

“Dalgona Coffee”: ingredientes (para uma pessoa)

 

– 2 colheres de café solúvel
– 2 colheres de açúcar (diabéticos, troquem por adoçante, por favor)
– 2 colheres de água quente
– 350 ml de leite

 

Os diversos vídeos publicados na internet mostram que é preciso misturar o café instantâneo e o açúcar em uma caneca. Vá adicionando a água quente e vá batendo até obter essa característica espumosa. Você pode optar por adicionar essa mistura sobre o leite quente ou frio.

Vou tentar aqui em casa. Deve ser uma delícia.

 


Compartilhe