Em menos de 24 horas, a internet começou a dar cambalhotas por causa do anúncio de duas prisões. Danilo Gentili e Julian Assange foram considerados violadores da lei por motivos diferentes, e em uma simulação de realidade alternativa (ou a Matrix dos pobres), eu ofereço duas pílulas de libertação, onde só poderemos escolher a liberdade de um deles.

 

 

A prisão de Danilo Gentili

 

 

Uma juíza federal decidiu que Danilo Gentili deveria cumprir seis meses e 28 dias de prisão em regime (inicialmente) semi-aberto, uma vez que a deputada Maria do Rosário entendeu que teve a sua honra e imagem afetadas pelas ações do apresentador do The Noite nas redes sociais.

Eu sou contra a censura. Todo mundo tem o direito a dizer o que quiser. Por outro lado, todo mundo também é responsável pelo o que fala. Porém, a pessoa que mostra que não gosta de receber críticas ou não suporta falas pontuais demonstram uma grande dose de autoritarismo que não é bem vindo no mundo de hoje.

 

 

A prisão de Julian Assange

 

 

Por 11 anos, o australiano Julian Assange (fundador do WikiLekas) é perseguido pelo vazamento de inúmeros documentos secretos de nações poderosas. Porém, a “real acusação” (observem as ironias das aspas) contra ele é de violência sexual. A Suécia arquivou o caso, mas o Reino Unido insistiu na perseguição. E hoje, com 48 anos de idade, Assange é preso após perder o asilo político no Equador.

Assange mexeu com os peixes grandes. Exército dos Estados Unidos, Pentágono, entre outros. Ele sabia das consequências de tudo isso, e ainda assim, foi em frente. Por outro lado, muitos na embaixada do Equador alegaram que o asilado político estava abusando dos seus benefícios, e isso causou um mal estar interno e até diplomático.

 

 

Gentili ou Assange? Qual você solta (ou não)?

 

Não sou eu que vou responder a essa pergunta. Apenas estou apresentando os fatos nesse post, e deixar que o tribunal da internet faça o papel que sempre fez: a de condenar ou absolver personalidades. Na verdade, o post existe muito em função dos dois eventos estarem diretamente relacionados ao mundo conectado que eu vivo.

Gentili fez a sua ação contra Maria do Rosário em um vídeo que correu as redes sociais. E Assange vazou os documentos classificados como confidenciais no WikiLeaks, plataforma que hoje é mundialmente conhecida. Logo, nada mais justo que o tribunal da internet se manifeste e “decida” (como se tivesse esse poder) qual dos dois merece a liberdade ou a reflexão da vida atrás das grades. Ou de repente os dois merecem ficar na cadeia. Ou os dois merecem viver as suas vidas sem maiores punições. Vai saber.

E eu desconfio seriamente que um deles não vai ter vida longa na cadeia. Mas não vou dizer quem é.