Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Deixar de exibir os likes no Instagram seria uma atitude saudável para todos

Deixar de exibir os likes no Instagram seria uma atitude saudável para todos

Compartilhe

Fazer com que as pessoas deixem de saber quantos likes uma foto ou vídeo recebeu no Instagram pode ser uma das melhores decisões possíveis para devolver para os usuários a paz de espírito e uma maior saúde mental.

A notícia sobre a possibilidade disso acontecer no futuro levanta discussões entre os influenciadores digitais e aqueles que entendem que a cultura dos likes mais atrapalha do que ajuda, afetando diretamente no bem estar de muitos internautas, especialmente nos mais jovens.

O Instagram é amado e utilizado por muita gente, mas também temos um grupo considerável de pessoas que está se afastando da plataforma e de sua ideologia. A quantidade de likes não define quem é a pessoa, muito menos se aquele conteúdo é de qualidade. Logo, essa mecânica de medição de popularidade do conteúdo online não deveria guiar as preferências e tendências dos internautas.

Hoje, os jovens são cada vez mais obcecados pelos likes e comentários em suas publicações nas redes sociais, e essa é a geração que menos deveria olhar para a vida dessa forma. O mundo seria muito melhor e mais espontâneo sem a pressão de ter a aceitação das pessoas para aquilo que fazemos ou publicamos.

Viver esse tipo de pressão não é saudável, e é algo que eu estou tentando evitar. Recentemente abracei mudanças na minha vida e na minha forma de trabalhar para produzir um conteúdo melhor para os meus leitores, escrevendo sobre o que eles querem ler combinado com aquilo que eu gosto de falar, mas sem a pressão de ser o primeiro a falar sobre um determinado assunto.

O mesmo eu estou fazendo no Instagram. Eu publico fotos e vídeos nessa rede social quando eu quero e quando eu tenho tempo. Às vezes eu fico dias sem publicar nada nessa rede social, e não vejo problema algum nisso.

 

 

Como pode ser o futuro do Instagram?

 

O usuário que publicou a foto ainda sabe quantos likes tem, mas tal informação não será exibida no feed para outros usuários. Essa seria uma forma de reduzir a pressão que o internauta tem em publicar conteúdos que as pessoas gostam, dando uma paz de espírito para o produtor de conteúdo e maior espontaneidade para quem consome o conteúdo.

Os likes são sim importantes para muitos usuários, especialmente para os influencers mais populares, já que determinam o que é socialmente aceito. Por outro lado, a coisa perdeu o controle, e essa métrica hoje mais atrapalha do que ajuda.

Ocultar os likes significa se distanciar um pouco dessa ideologia. Não dá para dizer que o Insagram vai mesmo adotar tal medida em um futuro a médio prazo, já que as chances dos influenciadores abandonarem a plataforma com tal medida são enormes. Até porque eles deixariam de ser influentes, e é justamente isso o que eles não querem.


Compartilhe
@oEduardoMoreira