Início » Software » Descobriram um easter egg no Windows 95 só agora

Descobriram um easter egg no Windows 95 só agora

Compartilhe

O Windows 95 é uma autêntica lenda do mundo da informática. Um dos mais importantes sistemas operacionais da Microsoft encerrou o seu suporte técnico de forma oficial em 31 de dezembro de 2001, mas até hoje ele rende notícias e, em alguns casos, grandes revelações.

 

 

 

Um veterano que é eterno em nossa memória

 

 

Seu sucesso é inegável. O Windows 95 marcou um antes e um depois para a Microsoft e para o uso do computador pessoal, estabelecendo as bases do sistema operacional que milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam hoje. Seu sucesso é comparado ao do Windows XP e do Windows 7, sendo uma das versões mais lembradas pelo os usuários.

Agora, em pleno 2021, encontraram um easter egg no aplicativo de e-mails padrão do Windows 95. Isso mesmo, amigo leitor: mais de 25 anos depois do seu lançamento, alguém muito curioso decidiu investigar o software para descobrir um segredo nele que passou batido por muita gente.

Um grupo de desenvolvedores decidiu deixar a sua marca em um dos aplicativos padrão do Windows 95. E o truque basicamente desbloqueava uma tela onde aparece a lista de todos os desenvolvedores que trabalharam no aplicativo padrão de e-mails.

O easter egg é algo que existe desde sempre mundo da informática, e se tornou cada vez mais comum nos últimos anos. Era uma forma inteligente de deixar uma assinatura pessoal naquele software, mas sem deixar que os seus chefes e os usuários percebessem que a assinatura estava lá.

 

 

 

Como encontrar esse easter egg no Windows 95

 

 

Quem descobriu o easter egg escondido no aplicativo padrão de e-mails do Windows 95 foi o Albacore. Para desbloquear a tela que apresenta a lista dos envolvidos no desenvolvimento desse software, é preciso seguir uma série de passos, acessando a tela “sobre”, dentro do aplicativo.

E para encontrar esse easter egg, não é para qualquer um. O processo para desbloqueio da tela secreta é relativamente complexo, e não são todas as pessoas que contam com o acesso ao Windows 95 neste momento.

Mas se você tem o antigo sistema operacional da Microsoft instalado em alguma máquina virtual ou em um computador do passado que ainda funciona, não custa tentar os passos abaixo:

 

  1. Localize o aplicativo Internet Mail do Windows 95, dentro do item Programas.
  2. Abra a aba Ajuda do Internet Mail.
  3. Selecione o item Microsoft Internet Mail and News.
  4. Uma vez aberta essa janela, selecione com o mouse um dos arquivos .dll apresentados, e digite a palavra Mortimer.
  5. Se tudo der certo, a janela emergente vai mudar a sua cor de fundo para a cor preta, aparecendo a lista dos desenvolvedores que participaram do aplicativo.

Compartilhe