window.jpg.pagespeed.ce.ennVQxqcjU

Calor no verão, frio no invero… lidar com as janelas de sua casa ou escritório e com as diferentes estações do ano não são tarefas muito fáceis de se lidar. Além disso, não deixa de ser uma lástima ter que fechar uma persiana durante o verão para evitar que o sol e calor em demasia entrem na sua dependência.

Nesse sentido, um grupo de pesquisadores da Lawrence Berkerley National Laboratory encontrou a solução perfeita. Eles desenvolveram uma janela que permite ao usuário decidir o que ele quer que entre na sua casa: a luz ou o calor (ou os dois).

Esse equipamento foi criado por pesquisadores espanhóis, que trabalham em conjunto com o já citado laboratório e o Instituto de Ciências Materiais de Barcelona (Espanha).

Essa nova janela é capaz de filtrar a luz solar, raios infravermelhos ou os dois de forma simultânea, permitindo regular de forma eficiente a luz e a temperatura do local, o que resulta em uma economia de energia considerável, dependendo da situação. O sistema é composto de uma fina capa de nanocristais, que mudam quando a eletricidade atravessa essa capa.

Seria este o futuro das janelas e das casas com energia limpa? Se não é, ao menos é um passo gigante nessa direção.

Via El País