Ir ao conteúdo

Dicas para dormir bem no escaldante calor do verão

Compartilhe

Eu sou especialista em morar em cidades com um calor escaldante. Nasci em Araçatuba (SP) e hoje vivo em Florianópolis (SC). Nos dois casos, o calor é para os fortes.

Por isso, dormir à noite no verão pode ser uma missão hercúlia e complexa, e muitos de nós perdemos o sono por causa dessa barreira resultante do aquecimento global que alguns insistem em dizer que não existe.

Nesse post, eu deixo algumas dicas que podem ajudar essa situação.

 

 

Como conciliar o sono e o calor

Esse é um problema que está diretamente relacionado com o nosso corpo, pois nossa temperatura interna não ajuda se a temperatura externa está acima dos 20 graus Célsius. Os principais sintomas que denunciam um sono ruim por causa do calor são: irritabilidade, menor rendimento laboral, debilidade física e sonolência.

O ser humano evoluiu para se tornar um ser diurno, e a sensibilidade a altas temperaturas à noite é um mecanismo de defesa do organismo. E as pessoas que sofrem de insônia contam com uma temperatura corporal maior que a média.

A boa notícia é que existem truques para reduzir a temperatura do seu corpo.

 

 

Dicas para dormir melhor durante o verão

1) Ducha de água quente antes de dormir: a água reativa o corpo, aumentando o gasto de energia, o que faz com que as pessoas fiquem mais relaxadas antes de dormir.

2) Use um ventilador e mantenha o ar quente fora do seu quarto: quem não tem ar condicionado deve usar um ventilador para retirar o ar quente. Um recipiente com gelo ou água fria perto das hélices pode ajudar a gerar um ar mais frio.

3) Alimentação leve e fresca: para quem vai jantar, o ideal é comer coisas leves e até alimentos picantes para fazer o corpo suar mais antes de dormir. Iogurtes e saladas são bem vindas antes de ir para a cama.

4) Refrigerar o travesseiro: um travesseiro frio ajuda a regular a temperatura do seu corpo. Você pode “congelar” o travesseiro usando uma embalagem fresca dentro da capa, ou colocando os lençóis e o travesseiro dentro do freezer com um saco plástico envolvendo tudo.

5) Dormir perto do chão: o ar frio permanece embaixo, logo, dormir perto do chão pode fazer o vento frio circular perto de você. Coloque o colchão no chão e seja feliz ao dormir.

6) Use um pijama leve (se é que você usa roupa para dormir no verão): o ideal mesmo é usar uma roupa levemente umedecida antes de ir para a cama.

7) Abra as janelas: isso evita que o ar quente se acumule no seu quarto, mas em alguns casos o ar de fora é tão quente quanto o de dentro. O ideal não é dormir com a janela aberta, mas abrir a janela uma hora antes de dormir, para melhorar a circulação de ar do quarto, ajudando na queda da temperatura corporal.

8) não fazer atividades físicas intensas antes de dormir: exercícios à noite podem prejudicar o descanso, especialmente nas noites quentes, pois a sua temperatura interna do corpo vai subir. Se vai fazer exercícios, ao menos o faça três horas antes de ir dormir.


Compartilhe
Publicado emDicas, Truques e MacetesVariedades