Dicas para economizar energia elétrica no home office | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Dicas para economizar energia elétrica no home office

Dicas para economizar energia elétrica no home office

Compartilhe

Eu amo trabalhar em home office. Faço isso desde 2008, e sei aproveitar muito bem dos benefícios da prática em trabalhar em casa. Porém, sei que muita gente passou a adotar esse modo de trabalho nos últimos dois anos, e compreendo que muitos ainda estão se adaptando ao formato.

Uma das desvantagens do home office está no consumo energético, que é inevitavelmente maior. E, em muitos casos, a empresa para a qual você trabalha não cobre os gastos que você tem enquanto trabalha para ela.

Neste post, vou deixar algumas dicas que podem ser úteis na hora de economizar energia elétrica durante a prática do home office.

 

 

 

Planeje tudo

Sua jornada de trabalho em casa precisa ser tão planificada como é o seu trabalho no escritório. Programe-se para trabalhar em uma janela restrita de tempo, para que você possa ter tempo para descansar e se divertir. Caso contrário, a sensação que fica é que você trabalha 24 horas por dia em casa, e isso resulta em maiores gastos na conta de energia elétrica.

 

 

 

A luz do dia é sua melhor aliada

Sempre que puder, mantenha as janelas do seu ambiente de trabalho abertas e utilize a luz do sol para iluminar este ambiente. Escolha um local da casa que recebe sol pela maior parte do tempo possível, e use a luz do sol como referência para o tempo que vai ficar trabalhando.

 

 

 

Cuidado com a temperatura

O mundo perfeito pede um ambiente com temperatura adequada para trabalhar, mas isso pode ser complicado durante o verão brasileiro. Se vai usar o ar condicionado na maior parte do tempo, ao menos certifique-se que você está no ambiente enquanto ele estiver funcionando. Parou de trabalhar? Desligue o ar (condicionado)!

 

 

 

Tente comer nos horários mais econômicos

É relativamente comum almoçar ou jantar em horários alternativos durante a jornada de home office. E muitos de nós utilizamos essa janela de tempo para nos atualizar com um telejornal, ou descansar por alguns minutos com o ar condicionado ligado. Procure se informar sobre os horários onde as tarifas de energia são mais baixas, e ajuste a sua rotina para fazer as pausas nesses horários.

 

 

 

Utilize dispositivos de baixo consumo

Lâmpadas LED e outros dispositivos de baixo consumo são bem vindos para reduzir os valores da conta de energia elétrica. Faça um considerável investimento nesses dispositivos para que eles se paguem com o passar do tempo.

 

 

 

Sempre é melhor ter um computador portátil

Uso notebooks desde o início da minha vida profissional. E faço isso também porque o gasto energético de um computador portátil é muito menor que a de um desktop. A estimativa é de um consumo de, pelo menos, 50% menor, e o motivo é bem simples: por contar com bateria, você pode desconectá-lo da tomada.

 

 

 

Consulte sempre o seu histórico de consumo

Se você acha que o valor da sua conta de luz está exagerado, não tenha medo ou preguiça de consultar o detalhamento da conta e verificar melhor o que está acontecendo. É dessa forma que você tem a chance de avaliar se precisa modificar alguns hábitos dentro do home office para promover uma redução mais significativa nos valores.


Compartilhe
@oEduardoMoreira