Facit ESA-01 Division by 0

Eu não gosto de matemática. E a maioria das pessoas que eu conheço também não gostam. Mas precisamos conviver com ela. Eu mesmo tenho tenho que lidar com contas e frações todos os dias, tanto no mundo da tecnologia como no mundo da música. Mas é na área da programação que a matemática consumiu minha vida de forma definitiva.

Qualquer programador que se preze sabe que dividir um número por zero é uma forma simples de provocar um erro de execução em um programa, que normalmente resulta na mensagem ‘Error: Divide by zero’, que é uma espécie de facepalm virtual que envergonha qualquer desenvolvedor que tem um colega olhando para essa mensagem e pensa ‘meu, como ele é burro’ (para logo depois se colocar em modo Nelson Mantz para apontar o dedo para a tela e dizer ‘Ha, Ha’).

Um erro desse tipo não tem muitas consequências na vida de um programa, a não ser que ele não seja detectado na fase de desenvolvimento de algum aplicativo que tenha como principal função gerenciar uma viagem de um foguete tripulado para Marte, por exemplo. O grande problema realmente acontece quando uma antiga calculadora mecânica reproduz esse mesmo problema. Pode ser que estamos acionando um mecanismo que poderia facilmente destruir o Universo tal e como conhecemos… sem querer!

Ah, e se você nunca sofreu um erro do tipo ‘Divide by zero’ é porque nem HTML nem CSS são linguagens de programação… ou então você não sabe programar de verdade. Fato.

Vídeo a seguir. Não façam isso em casa, crianças!


Via Cynical C