DIY Retro Audio Player, o MP3 player com aparência de reprodutor de fita cassete que você mesmo pode construir | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Áudio e Vídeo » DIY Retro Audio Player, o MP3 player com aparência de reprodutor de fita cassete que você mesmo pode construir

DIY Retro Audio Player, o MP3 player com aparência de reprodutor de fita cassete que você mesmo pode construir

Compartilhe

A nostalgia continua a ser explorada nos aspectos comerciais, algo que está funcionando para algumas empresas na hora de ganhar dinheiro. Mais um exemplo do que estou falando é o DIY Retro Audio Player, um reprodutor de músicas em MP3 e audiolivros que funciona como um reprodutor de fitas cassete do passado.

Aqui, o conceito do produto é o mesmo de um emulador de videogames que muita gente tem em casa: a estética e o funcionamento simulam o comportamento dos produtos do passado, mas os recursos técnicos são do presente. Tanto, que esse dispositivo reproduz as músicas em MP3 armazenadas em um cartão microSD.

Neste post, vou explicar por que um produto como o DIY Retro Audio Player se justifica nos dias de hoje, além de mostrar as suas principais características.

 

 

 

Ouvir músicas em fitas cassete era uma grande viagem

Eu tenho certeza de que a maioria dos internautas que hoje acompanham as lives do Caze e ficam assistindo as dancinhas do TikTok jamais utilizaram na vida uma fita cassete e, por tabela, um reprodutor portátil de fita cassete. Para a geração millennial, o Walkman é um nome distante, ou uma referência do passado.

E que doce passado, meu caro jovem que caiu neste post por obra do mero acaso.

Ter e usar uma fita cassete ou um Walkman era uma experiência imersiva, mecânica e, mesmo assim, tecnológica. Você tinha que colocar uma fita física dentro de um dispositivo e pressionar o Play para ouvir músicas. Nada de uma playlist construída por algum funcionário-escravo do Spotify, ou até mesmo o modo shuffle de um app de MP3 player que gerencia os arquivos armazenados no smartphone.

E para ouvir novamente uma música que você gosta, era necessário rebobinar a fita, ou seja, girar para trás aquele carretel com material físico com rolo. A facilidade de tocar em um botão ou na lateral dos fones para avançar ou retroceder uma faixa inteira em questão de segundos não existia naquele tempo.

Essa era uma experiência fascinante para nós, usuários mais velhos e apaixonados por música. E isso é algo que os mais jovens jamais poderiam entender como isso alimentou o nosso desejo em ouvir as canções dos nossos artistas preferidos.

Ou melhor, agora os jovens podem chegar perto de compreender como era no nosso tempo com inventos geniais como é o DIY Retro Audio Player.

 

 

 

Como o DIY Retro Audio Player funciona?

Talvez a melhor parte da existência do DIY Retro Audio Player em nosso mundo (além de alimentar a boa nostalgia que podemos ter com os produtos que fizeram a nossa felicidade no passado) é o fato que o dispositivo pode ser construído por qualquer pessoa. Todas as instruções sobre o processo de montagem do gadget foram detalhadas e publicadas pelo seu criador, Max.K, no site Hakaday.io.

O único requisito que é um pouco mais complexo para que qualquer pessoa possa construir a sua unidade do DIY Retro Audio Player em casa é a necessidade de contar com uma impressora 3D para a carcaça do dispositivo. Por mais que esse item esteja se tornando cada vez mais popular (principalmente entre os usuários mais vorazes de tecnologia), não é algo que qualquer pessoa tem em casa.

Mesmo assim, você ainda pode pedir emprestado a impressora 3D de um amigo, da empresa onde você trabalha ou de algum estabelecimento que já conta com uma unidade para imprimir produtos comerciais para a impressão do case do DIY Retro Audio Player e seguir com a montagem do produto sem maiores problemas.

Sobre o dispositivo, ele é engenhoso nos seus detalhes. Os botões de reprodução são, na prática, três teclas de um teclado qualquer. Sua tela IPS possui 2.8 polegadas (320 x 240 pixels), e ela é utilizada para simular a imagem das fitas cassete girando dentro do reprodutor. E esse detalhe visual causava enorme fascínio nos usuários do passado.

Todo o conjunto interno do DIY Retro Audio Player é controlado pelo SoC ESP32, que é similar a uma placa Arduino. Esse dispositivo é bem barato, e não é difícil de ser encontrado em e-commerces, podendo ser importado a partir de um dos principais sites de comércio eletrônico da China, algo que não é um empecilho para quem já tem uma impressora 3D em casa.

Seu design ainda recebe um alto-falante integrado e um conector para fones de ouvido, reforçando assim a experiência do passado no consumo de música (nada de fones Bluetooth aqui, pois não cabe neste contexto). Seu software permite a reprodução de qualquer arquivo de músicas em formato digital ou audiobook, e pode salvar a posição onde a reprodução parou, para que a audição possa ser retomada do mesmo ponto na próxima vez.

Tal e como acontecia com as fitas cassete do passado no velho Walkman que tanto fez as alegrias de um velho geek que hoje escreve as linhas deste texto.

Os botões físicos realizam o processo de reprodução ou pausa das músicas em reprodução. E para não dizer que a experiência do DIY Retro Audio Player é 100% fiel ao que o Walkman do passado entregava, o detalhe da modernidade se manteve presente: você não precisa esperar vários segundos para avançar ou retroceder em uma música, pois um simples acionar de botão realiza essa ação em uma fração de segundo.

Ou seja, tudo bem em ser nostálgico, mas não podemos renunciar aos benefícios dos novos recursos que a tecnologia nos oferece.

Por outro lado, o DIY Retro Audio Player não conta com as baterias modernas dos players de MP3 mais recentes ou dos smartphones que hoje ocupam espaço na vida dos usuários. Ele mantém a proposta do passado neste aspecto, utilizando quatro pilhas padrão AA para oferecer uma autonomia de uso de apenas 20 horas de reprodução musical.

Logo, pense em realizar um investimento extra em pilhas recarregáveis para usar o DIY Retro Audio Player de forma plena. Você não vai querer queimar dinheiro com pilhas alcalinas apenas para ter uma experiência nostálgica em um gadget, certo?

 

 

 

Como eu faço o meu DIY Retro Audio Player?

Se você gostou de tudo o que leu até aqui, tem os componentes necessários para construir o DIY Retro Audio Player e quer voltar sentir aquela agradável sensação de ter um reprodutor portátil cassete para ouvir as suas músicas preferidas, basta consultar a página web do autor do projeto para ver a lista de componentes, fazer o download do projeto para imprimir na impressora 3D e o software necessário para gerenciar o hardware.

Boa sorte!


Compartilhe
@oEduardoMoreira