iphone_android_laptop

A Doctor on Demand é uma nova startup norte-americana que pretende fazer com que o seu smartphone substitua a consulta médica convencional.

Eles criaram um sistema de consultas online baseadas em videoconferências que os pacientes podem realizar a partir dos seus smartphones (via app compatível com iOS ou Android), que o coloca em contato direto com uma seleção de médicos e especialistas em diferentes áreas da saúde.

Tudo é muito simples: você instala o aplicativo, se registra no serviço oferecendo os seus dados reais, e acessa um catálogo de médicos online, que farão a consulta em vídeo, tanto com um clínico geral (que depois te encaminha para um especialista) como na área de psicologia.

Os dados reais são necessários para validar os pagamentos (nada é de graça nesse mundo – as consultas custam a partir de US$ 40), e para que os médicos possam receitar medicamentos que podem ser comprados pelo paciente na farmácia mais próxima de sua casa.

Uma vez terminada a consulta, o paciente pode avaliar a mesma, qualificando os médicos com uma nota, que servirá para manter a qualidade do serviço. No futuro, eles esperam que o sistema se estenda para as demais plataformas informáticas (computadores, tablets e outros dispositivos com tela e conexão à internet). A empresa informa que está em negociação com as seguradoras norte-americanas, para incluir o serviço em suas apólices.

Pode ser que nesse momento a proposta soe um pouco estranha, mas quem sabe em alguns anos, para questões de pouca importância ou baixa gravidade, esse sistema será um meio rápido e eficiente para eliminar pequenas dúvidas e obter um diagnóstico imediato.

Via Doctor on Demand