Não tem como não colocar outro título para este artigo.
A Williams foi de “arrasta pra cima” com Logan Saregant, depois que o piloto norte-americano simplesmente destruiu o seu carro novinho e cheio de atualizações em um muro qualquer no circuito holandês.
No seu lugar, temos o ítalo-argentino Franco Colapinto, para a alegria da quinta série B que vive dentro de todos nós. E o piloto com nome de pênis vai esquentar o banco para Carlos Sainz até o final do ano.
E o resultado de tudo isso é ver Felipe Drugovich levando um colapinto na orelha, pois vê suas portas ainda mais fechadas para a Fórmula 1.
Sargeant mereceu ser demitido?
Ele nunca mereceu uma vaga no grid da Fórmula 1, para começo de conversa.
Tá. Vou pegar mais leve com o comedor de hambúrguer.
Sargeant foi promovido cedo demais para a Fórmula 1 e, de fato, nunca teve o cenário ideal para mostrar de verdade todo o seu real potencial.
Por outro lado, isso não o isenta de todos os erros que cometeu ao longo desse tempo todo. Aliás, ele recebeu uma renovação de contrato em 2024 que eu jamais acreditei que seria possível.
A Williams apostou na sua evolução como piloto, algo que nunca aconteceu. E como Alex Albon fez o seu trabalho, já que traz pontos para a equipe (mesmo batendo um bocado), Logan teve o mesmo destino metafórico que o seu xará nos filmes da Fox.
Sargeant foi um dos pilotos que, no primeiro semestre de 2024, considerei como um daqueles que estavam fazendo hora extra na categoria.
E nem precisava ser um Sherlock Holmes para concluir que ele ficaria no meio do caminho nessa temporada, perdendo o emprego antes do atual campeonato terminar.
Não fará falta alguma na Fórmula 1. Ele mais atrapalhava do que qualquer outra coisa.
Era para ser o Colapinto?
Se for pelo aspecto humorístico do sugestivo nome do piloto argentino, sim. Com toda certeza.
Para todo o resto, tenho sérias dúvidas.
Franco Colapinto não enche os olhos na Fórmula 2, pois não faz um campeonato que chama a atenção. Nesse momento, ele ocupa a sexta posição do Campeonato Mundial da categoria.
Ele andou em várias categorias, e até possui uma certa experiência acumulada para os seus 21 anos. Porém, seu resultado mais expressivo é o título da Fórmula 4 Espanhola em 2019.
Todos os cinco pilotos que estão na frente dele na Fórmula 2 são mais promissores (Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Paul Aron, Zane Maloney e Jak Crawford).
Sem falar no Andrea Kimi Antonelli, que basicamente garantiu a sua vaga na Mercedes. Mas já falei sobre ele no meu canal de vídeos.
E no meu mundo perfeito, essa vaga na Williams poderia muito bem ser ou de Hadjar, ou de Aron e, principalmente, de Bortoleto.
Sem pachequismo: o brasileiro faz um campeonato excepcional na Fórmula 2 em 2024, e poderia assumir agora um assento na Fórmula 1.
Mais do que Colapinto.
Que deu na orelha do Felipe Drugovich.
Game over para Drugo na Fórmula 1?
Entendo que depois dessa contratação do Colapinto na Williams (mesmo que seja para esquentar o banco do Sainz), a história de Felipe Drugovich na Fórmula 1 pode ter chegado ao fim.
Muito do que acontece na categoria é, também, um “aproveitar de oportunidades”. E Drugo teve um timing terrível para escolher uma opção tão ruim quanto foi a Aston Martin.
Não me entenda mal.
Eu tenho certeza de que Drugovich e seus empresários escolheram a melhor opção para ele naquele momento.
É melhor ter algum contato com a Fórmula 1 do que ter contato algum.
Mas… se ele tivesse escolhido outras equipes onde as vagas dos dois pilotos titulares não estavam bem definidas…
Entendo também a questão técnica, já que a Aston Martin é melhor do que Haas, Williams, VCarb, Alpine e Kick Sauber.
Mas… em todas as equipes que mencione no parágrafo anterior, a “dança das cadeiras” foi intensa em 2024… menos na Aston Martin.
Ir para uma equipe onde um piloto é eterno e o outro é filho do dono é pedir para não ter chance alguma na categoria.
Já Gabriel Bortoleto, sabendo que não tem chances na McLaren neste momento, foi à luta, e busca uma vaga no grid. Nem que seja na Kick Sauber, pois sabe que essa equipe vira a Audi em 2026.
É uma pena, no final das contas.
Por melhor que Drugovich seja, ele não foi bom o suficiente em perceber qual era o lugar para onde deveria ir para entrar na Fórmula 1.
Esse Colapinto vai doer na orelha do Drugo por um bom tempo.